Paciente comemora aniversário de 18 anos com festa em hospital

26 de agosto de 2019 - 10:34 # #

Assessoria de Comunicação do HIAS
Repórter/foto: Diana Vasconcelos

No dia 29 de agosto, haverá uma comemoração especial no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará. A paciente Vitória Pereira celebrará sua festa de aniversário de 18 anos e sua despedida da unidade. “Foram 17 anos aqui dentro e a gente tem tanto a agradecer, por isso, decidimos fazer a comemoração aqui no hospital, com as pessoas que tratam dela até hoje”, destaca a dona de casa Edna Maria de Sousa Pereira, mãe da Vitória, a que agora passa a ser paciente do Hospital Dr. Waldemar de Alcântara.

A comemoração será realizada no espaço recreativo Cidade da Criança, com a presença de familiares e funcionários do Hias. “Vai ter decoração, música, vestido de princesa, tudo que eu puder fazer”, garante Edna. Vitória deu entrada no Albert Sabin com apenas um ano de idade, transferida de uma outra unidade de saúde. Na ficha, apresentava sequência de febre alta, convulsões e sangramentos.

O quadro era grave, a paciente chegou a passar seis meses internada na UTI do Albert Sabin, onde também foi descoberta a paralisia cerebral. “A médica disse que eu teria minha filha de volta, mas não seria mais a mesma. Disse que eu tinha de ser forte. Foi aí que rezei e pedi a Deus que deixasse minha filha comigo do jeito que fosse e ele me atendeu”, relembra a mãe da Vitória. Entre UTI e enfermaria, a criança passou um ano internada no Albert Sabin.

Com sequelas e uma sonda de gastrostomia, Vitória precisava receber cuidados especiais mesmo em casa. Sendo assim, passou a integrar o quadro de pacientes do Programa de Assistência Domiciliar (PAD) do Hias. “Eu fiquei preocupada, sem saber se ia conseguir cuidar da minha filha. Mas deu tudo certo, ensinaram tudo que eu precisava saber, até a dar banho. Hoje minha filha está bem”, diz.

Mesmo com acompanhamento do PAD, Vitória ainda teve o auxílio de outras especialidades ao longo desses 17 anos no Hospital Albert Sabin. “Neurologista, nutrição, enfermagem, tem tanta gente para agradecer. Eu agradeço a Deus por essas pessoas e o aniversário é uma forma de homenagear. Eu vejo a dedicação deles, o cuidado com ela. Minha filha não anda, nem fala, mas entende tudo e está comigo até hoje, sempre que precisou nós tivemos a ajuda deles”, ressalta Edna.

Uma das convidadas é a médica coordenadora do serviço de neurologia do Hias, Gilma Holanda, uma das profissionais que acompanhou Vitória. “Era uma paciente bem grave, dá gosto de vê-la agora. Mas isso só é possível também por causa da mãe, que cuida muito bem dela. Agora que ela está nos deixando, a gente sente saudade, dá uma dorzinha. Mas elas sabem que podem sempre contar comigo”, fala a médica, emocionada.