Bolsistas do Proensino desenvolvem ações para pacientes por meio de vivências

1 de agosto de 2019 - 14:34 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital São José - Franciane Amaral

Sala de espera de consultório médico pode ser um local de interação. E foi pensando nisso, que bolsistas do Proensino desenvolveram uma série de atividades para esse momento de espera do paciente. A ação é realizada no ambulatório do Hospital São José (HSJ), do Governo do Ceará.

“São feitas rodas de conversa, ações lúdicas que levam informação aos pacientes, e tudo com a participação deles, o que deixa mais empolgante e dinâmico”, ressalta a estudante de psicologia Vanessa Firmino. Ela e Cacau Mota, aluna de Farmácia, são as idealizadoras do projeto. A ideia surgiu ao observarem que os pacientes que vinham do interior do estado chegavam horas antes do atendimento médico.

Para o aposentado Luís Costa (nome fictício), essa forma de receber informações na sala de espera do ambulatório é divertida e relaxante. “A gente tem que esperar o atendimento mesmo. Às vezes, por causa do transporte, chego muito antes do horário da consulta, né? Então, uma atividade dessa deixa a gente mais informado e ainda ajuda a passar o tempo mais tranquilo até a hora de ver o médico”, diz o paciente de 62 anos que vem do interior para acompanhamento ambulatorial no HSJ.

Além da sala de espera, outras atividades são desenvolvidas pelos estagiários em vários setores do HSJ. Desde 2016, quando o Hospital São José foi contemplado com o Proensino, mais de trinta acadêmicos de 22 cursos de instituições de ensino superior conveniadas com as secretarias estaduais da Saúde (Sesa) e de Planejamento e Gestão (Seplag) estagiaram na unidade. Este ano, 14 estudantes passam um turno, de segunda a sexta, em atividades relacionadas aos respectivos cursos.

“Nossos pacientes são, claro, os maiores beneficiados. Mas esses estudantes ganham muito conhecimento também. Nós estamos pensando sempre no usuário, contribuindo para a formação, atualização e humanização dos futuros trabalhadores do SUS. Esses estudantes, sob orientação, desenvolvem o conhecimento levando em consideração o ensino, o serviço de qualidade e a comunidade”, explica a supervisora institucional do Proensino no Hospital São José, Eliane Lavôr.

Proensino

Até o dia 2 de agosto, a Secretaria da Saúde do Ceará inscreve para as 18 vagas do Programa Bolsa de Incentivo à Educação da Rede Sesa. Podem concorrer os estudantes que estão regularmente matriculados nas instituições de ensino superior conveniadas com a Sesa e a Seplag, nos cursos de graduação de Ciências da Computação, Comunicação Social (Jornalismo), Direito, Engenharia de Produção e Medicina.

O Programa Bolsa de Incentivo à Educação na Rede Sesa – Proensino/Sesa viabiliza estágio extracurricular na Secretaria, com o intuito de aproximar a universidade da realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse programa assegura um espaço à comunidade acadêmica, permitindo uma prática reflexiva, contribuindo para a formação de estudantes, educação permanente dos trabalhadores das unidades que compõem a rede Sesa, docentes das instituições de ensino superior (IES) conveniadas, gestores e usuários dos serviços de saúde enquanto atores desse processo.