ESP comemora 26 anos e lança Observatório de Educação Permanente

19 de julho de 2019 - 11:27 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP-Ce

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), comemora 26 anos. Entre os dias 22 e 24 de julho, a ESP/CE realizará palestras e ações de promoção da saúde. Nesta segunda-feira, 22, cerimônia de abertura iniciará às 8h30, no auditório principal da ESP/CE. Na programação, lançamento do Observatório de Educação Permanente em Saúde do Ceará (ObservaEPS).

O ObservaEPS é o primeiro observatório de educação permanente no estado. Criado pelo Centro de Investigação Científica da Escola de Saúde Pública do Ceará, com a cooperação técnica da Sesa. Tem o objetivo de sistematizar pesquisas na área da educação em saúde, além de contribuir com o diagnóstico das necessidades de educação permanente em toda a rede de saúde do Ceará.

A partir da gestão do conhecimento será possível programar ações mais assertivas nos serviços de saúde e contribuir com o processo de trabalho e de tomada de decisão dos gestores, por meio de indicadores e metas mensuráveis e alcançáveis. Busca-se ainda, fortalecer a pesquisa em saúde e disseminar o conhecimento em toda a rede SUS do Estado do Ceará.

“A Escola aumentou a capacidade de trabalho. Formamos novos profissionais para o sistema, como especialistas e técnicos. Nós fizemos o primeiro curso técnico de Agente Comunitário de Saúde, capacitamos todos os gestores das UPAs. Além de firmarmos parcerias no desenvolvimento do Nascer no Ceará, Primeira Infância, políticas de bairros com as comunidades”, diz o superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa.

De acordo com ele, o fortalecimento dos valores da Escola de Saúde Público do Ceará acontece também por meio da promoção e prevenção da saúde. A Escola mobiliza a população da capital e dos municípios através da formação e capacitação de qualidade dos trabalhadores da saúde.

“Saúde é o completo bem-estar físico e mental. E a ESP tem contribuído não apenas com a formação de profissionais, mas também fazendo a conscientização da população do que é saúde. A população acha que saúde é doença tratada. Na verdade, saúde é não ter doença”, ressalta o superintendente.

Programação

A programação iniciará nesta segunda-feira, às 8h30. Na cerimônia de abertura, a bandeira do Brasil será hasteada ao som da Camerata da Unifor. Na sequência, no auditório principal, será exibido um vídeo institucional sobre os 26 anos da ESP/CE, com registro de ações da instituição e depoimentos de ex-superintendentes, colaboradores, supervisores e discentes.

A partir das 10 horas, as doações da Gincana da Solidariedade, obtidas por ocasião da festa junina da ESP/CE, serão entregues ao superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana, para serem repassadas às entidades filantrópicas da capital. Em seguida, haverá dois lançamentos: revista científica Cadernos ESP 2019.1 e do Observatório de Educação Permanente em Saúde do Ceará.

No dia 23, a partir das 9 horas, na Praça da ESP/CE, os colaboradores serão acolhidos com prática corporal de yoga, massoterapia, reiki e auriculoterapia. Haverá também aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, emissão de documentos (RG e CPF), orientação jurídica da Comissão de Direitos da pessoa idosa da OAB/CE.

No dia 24, terá uma mesa redonda sobre “Perspectivas e impasses da educação na saúde no Ceará”, com a participação dos seguintes debatedores: Salustiano Pessoa, superintendente da ESP/CE; Anamaria Cavalcanti e Silva, da Coordenadoria de Educação em Saúde, Ensino, Pesquisas e Programas Especiais da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza; Marcelo Alcântara, da Coordenadoria de Gestão de Trabalho e da Educação em Saúde da Sesa; Heraldo Simões, vice-coordenador do Programa Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará.

Formação

Por meio de cursos da ESP, profissionais de saúde do Ceará são formados pelo Centro de Residências em Saúde (Ceres) em residências médicas e multiprofissionais e especializações nas áreas de Gestão, Atenção e Vigilância em Saúde. Também são ofertados cursos de nível técnico, como Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Radiologia e Técnico de Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Hemoterapia, entre outros.

Em 26 anos, a ESP/CE já capacitou 127.127 profissionais: 86.925 nos cursos livres, 7.377 na pós-graduação e 32.825 nos cursos profissionalizantes. De 1993 até este ano, 810 cursos foram realizados pela Escola de Saúde Pública, sendo 676 livres, 112 pós-graduação e 22 profissionalizantes.

Programa Médico da Família Ceará

Neste primeiro semestre, uma iniciativa de destaque da ESP/CE é o Curso de Pós-Graduação “Latu Sensu em Atenção Primária à Saúde”, inserido no Programa Médico da Família Ceará, lançado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde. O Programa visa estimular a qualificação e valorização de profissionais da saúde no âmbito da atenção primária à saúde.

É destinado exclusivamente a médicos brasileiros ou estrangeiros, com visto permanente no Brasil, com registro definitivo junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM), que atuem ou pretendam atuar junto a equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Primária à Saúde no Ceará. No momento, está em andamento o processo de seleção dos 140 médicos que farão parte da capacitação.