Cuidados na infância ajudam a prevenir doenças como câncer

18 de junho de 2019 - 11:51 # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital Albert Sabin - Diana Vasconcelos

Uma alimentação saudável faz toda a diferença no desenvolvimento de uma criança para a fase adulta. Segundo Virna Costa e Silva, nutróloga do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, os benefícios da alimentação balanceada e livre de conservantes podem ser percebidos desde a gestação da criança. “Quando a mãe se alimenta bem durante a gravidez, ela previne o bebê, inclusive, de doenças como o câncer”, ressalta a médica.

A alimentação saudável não se resume a evitar gordura e ingerir verduras. De acordo com a nutróloga, é preciso ter cuidado com todo alimento que se consome. “Hoje em dia, o uso de conservantes em alimentos é comum, principalmente nos embutidos, nos processados. Evite este tipo de alimento, como mortadela, linguiça, até mesmo iogurte são processados. É preciso ficar atento. A manipulação que se faz para aumentar o tempo de conservação desses itens utiliza produtos comprovadamente cancerígenos”, destaca Virna.

Um outro cuidado que pode ser tomado é durante a higienização de frutas, verduras e legumes. Sempre lavar bem todos os itens antes de consumir. “Depois de lavar temos de deixar as frutas e as verduras com casca de molho em uma bacia com um litro de água e uma colher de hipoclorito de sódio durante 15 minutos. Em seguida, lavar novamente e, para neutralizar tudo, deixar de molho novamente. Desta vez, com bicarbonato de sódio. Assim se remove os agrotóxicos que podem estar presentes nos alimentos”, enfatiza.

Incentivar ingestão de alimentos saudáveis desde cedo faz com que as crianças carreguem o aprendizado na adolescência e vida adulta. “Crianças aprendem com o que veem ao seu redor. Se os pais se alimentam mal, os filhos vão se alimentar mal também e isso, à medida que se vai crescendo, não muda fácil”, ressalta a médica. De acordo com Virna, o forno é o melhor amigo de quem deseja mudar os hábitos alimentares. “Com ele é possível preparar uma infinidade de alimentos, sem gordura em excesso, sem utilização de ondas e tudo delicioso. Basta tentar”, orienta.

Referência

O câncer é uma doença silenciosa, os sintomas podem ser confundidos com outras que são comuns na infância. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Quanto mais cedo se descobre a doença, o tratamento torna-se menos agressivo para a criança. O Hospital Infantil Albert Sabin é referência no diagnóstico e tratamento de câncer infantojuvenil.

Um dos serviços do Hospital que colaboram com a celeridade e eficiência do diagnóstico e tratamento é o Centro de Referência em Diagnóstico do Câncer (CRDC). Em até 48 horas, o diagnóstico de câncer em crianças e adolescentes atendidos no Hias é confirmado. “Existe toda uma dinâmica para agilizar o recolhimento e análise dos materiais. Criança com câncer, aqui não espera”, afirma a farmacêutica bioquímica Fátima Maria Guerreiro Jorge, coordenadora do CRDC.

Antônio Kayke, que completará 10 anos no próximo dia 25, é um dos pacientes em tratamento no Albert Sabin. Segundo a mãe Maria Aparecida Ribeiro de Oliveira, o Kayke dificilmente apresentava problemas de saúde até um mês atrás. “Começou com uma infecção dentária, foram extraídos dois dentes dele. Aí travou o intestino e, de repente, ele ficou sem andar. Fomos a alguns médicos, paguei exames particulares, até que uma enfermeira amiga minha disse para trazer ao [Albert] Sabin”, fala.

Ao chegar no Hospital Albert Sabin, logo foi constatado a presença de um abscesso no intestino e solicitado um exame de mielograma. “Com dois dias internados me chamaram para conversar e falaram do diagnóstico de leucemia. Estamos aqui há cinco dias, ele já vai começar o tratamento. É tudo tão assustador, mas fico feliz que tudo foi rápido. Pior seria não saber. Quero que ele comece logo o tratamento para terminar logo”, deseja Aparecida.