Hospital Albert Sabin realiza programação para mães

6 de maio de 2019 - 11:04 # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital Albert Sabin - Diana Vasconcelos

No Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, as mães que acompanham as crianças na unidade só têm um desejo para o Dia das Mães: a saúde dos filhos. Para celebrar o dia de todas as mães que circulam pelo Albert Sabin, será realizado um café da manhã especial para elas, na manhã de 7 de maio (terça). “A gente conhece a luta das mães aqui dentro e sabe que merecem todas as homenagens, assim como também precisam sentir apoio para continuarem lutando. Então, mesmo sendo algo simples, não podemos deixar de celebrar com elas este dia”, destacou a terapeuta ocupacional coordenadora da Cidade da Criança, Izabel Chagas.

“Eu já perdi uma filha, ver o outro no hospital foi muito difícil. Insuportável”, disse a dona de casa Marceliana de Oliveira Alves, cujo filho teve alta médica recentemente. O pequeno Isaac Gabriel, de três meses de vida, nasceu com atresia do esôfago, uma obstrução do canal que liga a boca ao estômago e que pode causar outras complicações. “Ele foi transferido para o Albert Sabin assim que nasceu. Eu o conheci aqui, no CTI”, conta a mãe. Em poucos dias o bebê passou pela primeira cirurgia. Pouco tempo depois, um segundo procedimento para tratar do refluxo.

“Foi tudo tão difícil, tão angustiante. Não sei nem o que dizer para todos que me ajudaram aqui, as funcionárias, as outras mães também. Todos estavam sempre me dando forças. Eu só queria levar meu filho pra casa”, destacou Marceliana que deixou o trabalho como costureira para cuidar do filho recém-nascido. O presente de Dia das Mães de Marceliana veio antecipado, logo depois da Páscoa. “Eu só tenho a agradecer”, disse.

Isaac é o terceiro filho da dona de casa. Logo após a perda da filha mais velha, ela e o marido tomaram a decisão de ter mais um filho. “Nós decidimos porque queríamos um irmão para fazer companhia ao nosso segundo filho. Mas, o susto foi grande”, explicou ela. Isaac Gabriel está em casa e se recuperando bem.

Referência em alta complexidade

O Hias é referência em atendimento de alta complexidade nas especialidades de cirurgia neonatal, cardíaca, neurológica, ortopédica e em correção de fissuras de lábio leporino e do palato (céu da boca) e no atendimento do câncer infantojuvenil no Brasil, desde 1998, pelo Ministério da Saúde. O Hias é referência também no tratamento de doenças crônicas, genéticas e Zika, assim como na atenção integrada às doenças prevalentes da infância, aleitamento materno e humanização para os estados do Norte e Nordeste, tendo recebido prêmio nacional em reconhecimento a essas ações.