Profissionais de saúde debatem sobre Infarto Agudo do Miocárdio

11 de abril de 2019 - 18:19 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter/ Fotos: Fátima Holanda
Assessoria de Comunicação do HM - Jéssica Fortes

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), do Governo do Ceará, realizou nesta quinta-feira, 11, o Fórum da Linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio – Da Prevenção à intervenção. O evento ocorreu durante todo o dia no auditório principal do HM, com a participação de médicos e enfermeiros da rede pública do Estado.

Na abertura, esteve presente o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues. Ele ministrou uma palestra sobre as novas perspectivas na rede pública no cuidado das doenças cardiovasculares. De acordo com o secretário, é importante tanto para os profissionais se atualizarem quanto a população conhecer mais sobre o infarto agudo do miocárdio.

“Discutir uma doença tão prevalente como o infarto deve ser uma missão em todo o país, já que sua incidência vem aumentando. Nós estamos aqui para disseminar o conhecimento em todos os setores da saúde, qualificando os profissionais para o reconhecimento da doença e inclusive a população, que deve conhecer não apenas os sintomas, mas os fatores que aumentam o risco de infarto ou de outras doenças similares, como AVC, por exemplo”, ressaltou.

O Fórum foi promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), por meio do Núcleo de Atenção à Urgência e Emergência da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (Nuaem/ Copas) e Grupo Condutor da Linha de Cuidado do IAM. O evento teve apoio da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede).

Infarto agudo do miocárdio

O infarto ocorre quando uma ou mais artérias do coração são obstruídas, interrompendo o fluxo sanguíneo do coração. Fatores como a obesidade, a hipertensão e o diabetes, além do estresse emocional, o sedentarismo, o tabagismo e uma dieta inadequada, aumentam os riscos de obstrução das artérias.

No Ceará, 19.947 pessoas de todas as idades morreram de infarto agudo do miocárdio (IAM) entre os anos 2014 e 2018. A doença que acomete pessoas idosas também tem sido frequente em jovens. “Hoje as pessoas infartam mais exatamente porque têm mais fatores de risco, não se cuidam tanto, não fazem exercícios físicos, se alimentam mal, fumam e isso acaba culminando no infarto”, afirma Alexandre Karbage, chefe da cardiologia do Hospital de Messejana e líder do Grupo Condutor do IAM.


Referência

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes é referência em cardiologia em todo o estado. Anualmente, a unidade atende mais de quatro mil casos de infarto agudo do miocárdio e mensalmente mais de 100 pacientes são tratados com cateterismo cardíaco.