Hospital Regional Norte incentiva funcionários a práticas de hábitos saudáveis

3 de abril de 2019 - 09:55 # # #

Assessoria de Comunicação do HRN - Teresa Fernandes

A alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos são estratégias para manter a forma e a saúde em dia. No entanto, muitas pessoas se sentem desmotivadas a buscarem sozinhas um projeto de vida mais saudável. Pensando nisso, o Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, desenvolve a iniciativa “Desafio HRN Fit” para os funcionários.
“Pretendemos envolver os funcionários com palestras sobre alimentação saudável e atividades físicas. Além disso, periodicamente avaliamos a série histórica dos pesos e medidas dos participantes”, explica Juliana Mendes, diretora interina de Gestão e Atendimento do HRN. Ela lembra que a ideia surgiu em um grupo de gestão de pessoas.

O Desafio HRN Fit é um programa de nutrição e saúde que conta com palestras e atividades físicas, além de monitorar pesos e medidas dos participantes. Nesta primeira edição, o plano do desafio é de 60 dias. As atividades ocorrem aos sábados desde o dia 2 de março e encerrarão no dia 5 de maio, com a Corrida HRN. Aberta ao público, a corrida terá categorias de 3km e 5km, com largada às 6 horas, em frente ao ambulatório do hospital.

Benefícios

A metodologia do Desafio HRN Fit é desenvolvida por meio de palestras com nutricionistas que dão dicas e tiram dúvidas sobre hábitos de vida mais saudáveis. Há também a participação de psicólogo e coach, profissional que aplica técnicas de desenvolvimento pessoal e profissional.

O programa contempla ainda aulas com educadores físicos. Além disso, os colaboradores têm mais opções saudáveis para uma dieta balanceada com o novo cardápio do refeitório do HRN. Os pesos e as medidas dos participantes são monitorados e, ao final de 60 dias, os que chegarem mais próximos às suas metas receberão premiações de incentivo para seguirem a rotina “fitness”.
“Em 30 dias de Desafio HRN Fit, já conseguimos ver resultados positivos entre os participantes. Além de mais consciência na escolha dos alimentos, conquistada através da educação nutricional, houve diminuição de peso em todo o grupo, em média 2,5Kg”, ressalta a nutricionista Roberta Lira, que coordena a área nutricional do projeto.

De acordo com ela, as medidas de circunferência da cintura e abdominal diminuíram respectivamente 2cm e 3cm. “Este resultado nos mostra que o programa está contribuindo de forma construtiva na saúde dos nossos colaboradores. Esperamos que na próxima avaliação os resultados físicos e sociais continuem e sejam estímulo aos demais funcionários para as futuras edições do programa HRN Fit”, avalia.

Incentivo

Inscrita no Desafio HRN Fit, a coordenadora do Departamento Pessoal, Nara Vaes, conta que tem uma alimentação balanceada, mas ainda precisa se dedicar à prática de atividades físicas. “Perder peso para mim é um desafio. Sou hipertensa e preciso praticar atividade física. Eu espero com o Desafio emagrecer cinco quilos e deixar de tomar remédios para controlar a pressão”, declara.

Adepto a uma rotina com exercícios físicos e alimentação balanceada, o gerente administrativo Alan Ochotorena garante que vale a pena manter-se em forma. “Comecei a praticar atividades físicas há cerca de dois anos por estar bem acima do meu peso ideal. Com o tempo, fui identificando uma rotina prazerosa nesse novo hábito e hoje me sinto bem melhor física e mentalmente”, ressalta.