Saúde inscreve para fórum sobre infarto agudo do miocárdio

29 de março de 2019 - 08:10 # # # #

Assessoria de Comunicação do HM - Jéssica Fortes

Estão abertas as inscrições para o Fórum da Linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio – Da prevenção à intervenção, que ocorrerá no dia 11 de abril, às 8 horas, no auditório “A” do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), do Governo do Ceará. As inscrições são até 10 de abril e devem ser realizadas exclusivamente por meio do formulário disponibilizado no site da Sesa. Podem se inscrever médicos e enfermeiros da rede pública do Estado. As vagas são limitadas.

Os profissionais serão capacitados e atualizados sobre os principais temas associados a prevenção e tratamento do infarto agudo do miocárdio (IAM). O fórum será promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), por meio do Núcleo de Atenção à Urgência e Emergência (Nuaem), da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (Copas), e Grupo Condutor da Linha de Cuidado do IAM, com apoio da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede).

No Ceará, os dados parciais de 2018 registram 4.290 óbitos por infarto, que ocorre quando uma artéria coronária fica obstruída e deixa de levar oxigênio e nutrientes ao coração. O Grupo Condutor da Linha do Cuidado do IAM é responsável por planejar e desenvolver ações relacionadas ao infarto e de promoção à saúde em todo o estado. O fórum marca o primeiro ano de trabalho do grupo.

“Nós esperamos com este fórum, discutir tudo o que vem sendo feito no estado, solidificar todo esse conhecimento e esse trabalho e melhorar ainda mais as estratégias e as ações que estão sendo realizadas para o tratamento do infarto”, ressalta o líder do grupo condutor e chefe da cardiologia do Hospital de Messejana, Alexandre Melo Karbage.

Trombolítico no SAMU

O Ceará é pioneiro a implantar um tratamento rápido e efetivo para os pacientes com infarto agudo do miocárdio nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Foi o primeiro estado a regionalizar o uso do trombolítico no SAMU. Em dois anos, mais de 400 pacientes já foram atendidos pelo serviço, um dos trabalhos do grupo condutor realizado em parceria com o SAMU.

“Então nós trabalhamos com ações na atenção primária, antes que o problema aconteça, e em parceria com o SAMU na identificação rápida do infarto e orientação para que o paciente tome o trombolítico no local em que ele se encontra. Ou que ele seja transferido para o hospital de referência mais próximo para fazer o cateterismo que desobstruirá as artérias do coração”, explica Karbage.

Quanto mais tempo demorar para tratar o paciente com infarto agudo do miocárdio, maior será a chance de morte ou de ter sequelas graves. O trombolítico é um medicamento que permite desobstruir a artéria quase de imediato, aumentando as chances de sobrevivência e recuperação sem sequelas da vítima de IAM.

 

Serviço

Fórum da Linha de Cuidado do IAM – Da prevenção à internação
Dia: 11 de abril de 2019 (quinta-feira)
Horário: 8 às 17 horas
Local: Hospital de Messejana  Dr. Carlos Alberto Studart Gomes – Av. Frei Cirilo, 3480, Messejana, Fortaleza, Ceará

Inscrições online

Até 10 de abril
Formulário

Informações

(85) 3101-5258