Primeira turma de pediatras conclui nova residência de três anos

1 de março de 2019 - 17:06 # # #

Assessoria de Comunicação do Hias -Diana Vasconcelos

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, fechou mais um ciclo acadêmico ao formar a primeira turma de residentes de pediatria geral com três anos de especialização. A formatura ocorreu nesta quinta-feira, 28 de fevereiro.

“O Hias já formou mais de 600 pediatras para o estado, todos bons profissionais. Mas sabíamos que poderíamos fazer mais e agora temos 16 pediatras com uma formação de três anos, uma formação muito mais completa”, destacou a diretora geral Patrícia Jeireissati.

Até 2015, a formação da residência em pediatria geral oferecida pelo Hospital Albert Sabin era de dois anos. “Apesar de intensa, sempre desejamos ampliar e proporcionar experiências em campos diferentes nessa formação. Planejamos essa nova residência desde 2012 e no início de 2016 conseguimos a nossa primeira turma”, explicou a médica Tânia Araújo, ex-coordenadora do Programa de Residência Médica do Hias.

“Os serviços que foram acrescentados valeram muito a pena porque são serviços com perfis diferentes daqui (Hias), como trauma, radiologia, foram serviços que acrescentaram muito na nossa formação”, disse Aline Portela Muniz.

De acordo com ela, pela duração de três anos, a residência tornou a despedida ainda mais difícil. “A gente se apega. Uma colega que foi trabalhar fora, chorou muito quando saiu e olhou para o prédio”, relembrou.

Aline contou que muitos colegas já deixaram o estado em busca de novas formações ou devido a propostas de trabalho. Ela, no entanto, confirmou que se tornou funcionária do Hias e vai continuar na unidade. Assim como a médica Carolina Cambraia, a qual ainda deseja fazer uma especialização em hematologia.

“Como pediatra posso investigar os problemas do meu paciente como um todo e a hematologia só tem a acrescentar nesse aspecto. E pediatria, crianças deixam tudo melhor, mais divertido. Escolher trabalhar com elas foi fácil”, declarou a nova pediatra do Hias.

“Isso é um marco para o Hias, para o Ceará e também para o país. Países que são referência em medicina, como Canadá, têm quatro anos de formação para pediatras. Então acredito que o Albert Sabin deu um salto no caminho certo”, ressaltou a médica aposentada Tânia Araújo.

Nesta sexta-feira, 1º de março, o Hospital Infantil Albert Sabin recebe a segunda turma de residentes em pediatria geral para atuar por mais três anos.