Profissionais são capacitados em busca ativa de hanseníase

14 de fevereiro de 2019 - 16:05 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Helga Rackel

A hanseníase é uma doença crônica e infectocontagiosa. Quanto mais rápido for a identificação e o início do tratamento, menores são os riscos de sequelas. A Secretaria da Saúde do Ceará realizará oficina de capacitação nesta sexta-feira, 15, das 9 às 12 horas.

A oficina será no Posto de Saúde Maria Grasiela Teixeira Barroso. Serão capacitados médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e agentes comunitários de saúde que atuam na Secretaria Regional VI de Fortaleza.

“É uma forma de descentralizar o atendimento e incentivar a busca ativa e o diagnóstico precoce”, diz Gerlania Martins, técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Sesa e articuladora estadual da Hanseníase.

A capacitação será ministrada por Gerlania e pela terapeuta ocupacional Suziane Franco, do Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia, unidade da rede pública de saúde do Governo do Ceará. “Esta será a primeira capacitação, neste ano, para profissionais da atenção primária. A oficina marca a implantação do serviço de busca ativa de casos de hanseníase na UAPS Grasiela Barroso”, fala a articuladora estadual.

Sobre a hanseníase

É transmitida de uma pessoa doente que não esteja em tratamento para uma pessoa saudável suscetível. É importante convencer os familiares e pessoas próximas a um doente a procurarem uma Unidade Básica de Saúde para avaliação, quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família. Dessa forma, a doença não será transmitida nem pela família nem pelos parentes próximos e amigos.

A hanseníase tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou o tratamento não for realizado adequadamente, pelo período recomendado pelo médico, já que atinge pele e nervos.

Atendimento

O tratamento é gratuito e oferecido na rede básica do Sistema Único de Saúde (SUS). No Ceará, o Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia é uma das principais referências de acompanhamento e atendimentos às pessoas com hanseníase. Fica na Avenida Pedro I, 1033, Centro.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. A primeira consulta é por meio da Central de Regulação, quando o paciente é encaminhado de um posto de saúde. Para pacientes com hanseníase, a demanda é espontânea. Ou seja, a primeira consulta não precisa de encaminhamento.

 

Serviço

Oficina de capacitação em busca ativa da hanseníase
Dia: 15 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: 9 às 12 horas
Local: Posto de Saúde Maria Grasiela Teixeira Barroso – Rua Edésio Monteiro, 1348, Ancuri, Fortaleza