Mais de 148 mil atendimentos são realizados por mês

25 de janeiro de 2019 - 10:49 # # #

Assessoria de Comunicação do Hias - Diana Vasconcelos

Crianças e adolescentes com doenças de alta complexidade são atendidas e acompanhadas por especialistas no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias). Referência no atendimento infantojuvenil da rede pública de saúde do Governo do Ceará, o Hias realiza mais de 148 mil atendimentos por mês, dentre consultas na emergência e ambulatório, exames de imagem e laboratorial, cirurgias e internações.

Giovana Alencar, que nasceu há pouco mais de um mês, está internada no Albert Sabin desde o dia 12 de dezembro. “Ela nasceu com 30 semanas de gestação. O parto foi induzido porque, como eu já tinha tido outras cesarianas, meu útero poderia romper. Aí ela apresentou esse problema numa artéria do coração, disseram que seria preciso operar e mandaram ela para o Hias”, conta a mãe, a dona de casa Graziela Alves Alencar.

Giovana é a quarta filha prematura de Graziela. “Eu tive cinco filhos, todos prematuros, todos com esse sofrimento, perdi um deles. Mas aqui ela está melhorando, nem precisou fazer a cirurgia, bastou a medicação. Ela faz ecocardiograma toda semana, tem fono, tem fisio, ganhou peso. Graças a Deus, tudo foi providenciado aqui”, afirma.

Além de Giovana, o Hospital Albert Sabin tem mais 336 crianças e adolescentes internados, sob o cuidado de médicos em 30 especialidades e equipes multiprofissionais formada por fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas.

“Como tratamos de crianças e adolescentes com problemas complexos, nossos pacientes acabam fazendo acompanhamentos prolongados. Então, nunca é apenas uma consulta, um exame ou internação, é um tratamento completo. Às vezes, levam meses, outras levam anos em tratamento. Por isso também desenvolvemos o atendimento multidisciplinar para que possamos sempre prestar a melhor assistência”, explica a pediatra Patrícia Sampaio, diretora geral do Hias.

Atendimentos

Em 2018, o Hospital Infantil Albert Sabin realizou 1.780.918 atendimentos. Em relação ao ano anterior, houve aumento de 10,75%. Foram 1.589.340 atendimentos em 2017. “Sabemos que são números importantes. Mas também devemos destacar a qualidade do atendimento. E qualidade tem sido sempre uma prioridade no Albert Sabin”, ressalta a diretora geral. No ano passado, houve 13.082 internações, 131.121 atendimentos na emergência e 138.124 no ambulatório, 12.938 cirurgias e 1.485.653 exames de imagem e laboratorial.

O Albert Sabin é um hospital de alta complexidade, que presta assistência terciária a crianças e adolescentes, priorizando os casos mais graves no atendimento de emergência. O ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e a emergência é 24 horas. Ao perceber qualquer sintoma de adoecimento, a população deve procurar primeiro os postos de saúde. Dependendo da gravidade do diagnóstico, o paciente é encaminhado para atendimento no Hospital Albert Sabin. Já as consultas de retorno, a marcação é feita diretamente no Ambulatório do Hias.