Paciente do Hospital de Saúde Mental resgata saúde e convívio familiar

Produção/ Edição: Helga Rackel
Reportagem: Milena Fernandes
Arte: Jeorge Farias

Antônio Carlos, 45, não imaginava como poderia mudar de vida. Durante trinta anos manteve o vício descontrolado por bebidas alcoólicas. O auge do alcoolismo foi em 2017, quando ficou desempregado. Com a ociosidade, o desejo de beber aumentou e os desentendimentos familiares também. Casado e com duas filhas, uma de 13 anos e outra de 7 anos, Antônio viu seu mundo desabar. “Chegou um momento que eu estava tão adoecido, fraco, sem forças e sem expectativas que eu não acreditava mais em mim”, relata.

Nesse momento de tanto sofrimento, um amigo de Antônio decidiu levá-lo para o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Ceará, onde existe a Unidade de Desintoxicação (UD) e o Elo de Vida, serviços voltados para recuperação e tratamento de dependentes químicos. Antônio foi atendido na emergência e logo foi encaminhado para UD, onde passou 15 dias em tratamento intensivo. “Ele chegou com vários problemas de saúde. Estava muito debilitado e o estado emocional bastante abalado”, conta o enfermeiro e coordenador da Unidade de Desintoxicação do HSM, Marcos Antônio Saraiva.

Depois de vencer a primeira etapa, Antônio foi encaminhado para o Hospital Dia – Elo de Vida, para dar continuidade ao processo de manutenção da abstinência após a desintoxicação. “Aqui nós estimulamos a mudança de hábitos e comportamentos, favorecendo e contribuindo com um projeto de vida sem o uso de substâncias psicoativas. Para isso, contamos com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e enfermeiros”, explica a coordenadora do serviço, Sandra Coelho. No Elo de Vida, os pacientes são atendidos de segunda a sexta-feira, durante o dia todo. No período noturno, voltam para casa. “É importante que haja esse contato e aproximação familiar”, reitera Sandra.

No Elo de Vida, veio a transformação que Antônio tanto sonhava. Nesse processo, ele contou com o apoio da família e da técnica de enfermagem Rosemeire Lima, que teve a sensibilidade de ouvi-lo enquanto realizava os procedimentos técnicos de sua atividade. “Nós, que trabalhamos no hospital mental, temos que ter esse olhar diferenciado. Eu sempre me preocupei em ouvir o que o paciente tem a dizer. Quando eu escuto, dou a oportunidade para ele desabafar. O Antônio chegou aqui muito deprimido e eu sempre me preocupei em ajudá-lo nesse processo, sem julgá-lo, mas simplesmente ouvindo o que ele tinha a dizer e dando alguns conselhos”, conta Rosemeire.

Um desses conselhos fez Antônio refletir sobre a importância de se recuperar para estar mais próximo a família. E foi isso que aconteceu. A esposa dele, Mônica Barros, assistente administrativa, declara que o melhor presente de Natal foi essa mudança de vida que está acontecendo com o marido. “Agora estamos recuperando o equilíbrio e a paz familiar que não existia mais. Conseguimos resgatar a harmonia e a alegria de estarmos juntos. O alcoolismo ficou para trás e as tristezas também”, comemora.

Os encontros podem trazer consigo a beleza do afeto, de novos relacionamentos, a criação e o fortalecimento de vínculos. Na rotina de uma unidade hospitalar, caminhos se cruzam, histórias diferentes se encontram, pessoas se conhecem, mudanças acontecem. E é esse intercâmbio de ideias, culturas e trocas de experiências, que cada história se redesenha em seu papel de cuidados, planos e sonhos. Uma vida, mesmo que sutilmente, pode afetar outra para sempre. Caminhos do Afeto é uma série de reportagens da Secretaria da Saúde do Ceará. Até 21 de dezembro, histórias de profissionais e usuários da rede pública de saúde do Ceará serão contadas sob diferentes perspectivas.

Lei também

Afeto transforma medo em gratidão para família de paciente do Hospital São José

Atendimento humanizado fortalece relação médico e paciente no Hemoce

Atenção e afeto auxiliam recuperação de paciente no HGF