Casal se conhece no Hospital Regional Norte e vive história de amor

Produção/ Edição: Helga Rackel
Reportagem: Teresa Fernandes
Arte: Jeorge Farias

Em 2012, após ver o edital de seleção para o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, da rede pública do Governo do Ceará, a técnica de enfermagem Gislene Alves de Sousa, 35, resolveu se inscrever incentivada pela mãe. Ela é de Ibiapina, a 76 km de Sobral, e não conhecia ninguém na cidade. No mesmo período também havia vagas para técnico em informática e Francisco Júnior Carvalho Costa, 43, de Ipueiras, a 129 km de Sobral também participou da seleção. Os dois foram aprovados e admitidos no mesmo dia: 11 de março de 2013. O que nenhum dos dois imaginava era que suas vidas mudariam completamente e que hoje, quase seis anos depois, estariam casados e com a pequena Maria, com 10 dias de vida, nos braços. A bebê nasceu na maternidade do HRN.

“O Hospital Regional mudou a nossa vida. Nós nos conhecemos aqui, namoramos, nos apaixonamos e casamos e agora temos a Maria, o fruto do nosso amor que nasceu aqui no Regional para nos presentear”, ressalta Júnior. “Claro que eu não imaginava que seria assim”, garante Gislene. Desde a admissão no HRN até o primeiro encontro do casal, passaram-se dois anos. “A gente se esbarrava no hospital, mas nunca nem nos cumprimentávamos”, lembra Júnior. Ela trabalha no setor de imagem enquanto ele está lotado na Tecnologia da Informação (TI).

Em 2015, Júnior buscava amigos em comum no Facebook, encontrou Gislene e, como era colega de trabalho, adicionou-a. Começaram a conversar pelas redes sociais e logo veio o primeiro encontro. “Descobri que estava apaixonado por ela no nosso primeiro encontro”, garante o técnico de informática. Romântico, na semana seguinte, Júnior enviou flores para a amada e o namoro começou. Poucos meses depois, os dois casaram.

O Hospital Regional é um lugar de encontros e afetos, segundo Gislene. “Com certeza é um lugar de encontros. Temos muitos casais aqui e fizemos muitas amizades no hospital”, ressalta Gislene ao garantir ser grata ao hospital por ter ajudado a reescrever sua história. “Não conhecia ninguém aqui. Vim por causa da seleção e porque minha mãe me incentivou. Comecei a dividir apartamento com meninas de outras cidades do interior que conheci no mesmo dia da admissão”, conta.

Júnior também passou a morar com pessoas que conheceu quando chegou aqui, amigos de uma prima. Agora os dois já se sentem sobralenses de coração e garantem não ter nenhum plano de deixar a cidade. “Sobral é uma cidade que oferece tudo o que grandes capitais têm, mas com mais qualidade de vida. Moramos perto do trabalho e agora temos a nossa nenê”, afirma Júnior.

Caminhos do Afeto

Os encontros podem trazer consigo a beleza do afeto, de novos relacionamentos, a criação e o fortalecimento de vínculos. Na rotina de uma unidade hospitalar, caminhos se cruzam, histórias diferentes se encontram, pessoas se conhecem, mudanças acontecem. E é esse intercâmbio de ideias, culturas e trocas de experiências, que cada história se redesenha em seu papel de cuidados, planos e sonhos. Uma vida, mesmo que sutilmente, pode afetar outra para sempre. Caminhos do Afeto é uma série de reportagens da Secretaria da Saúde do Ceará. Até 21 de dezembro, histórias de profissionais e usuários da rede pública de saúde do Ceará serão contadas sob diferentes perspectivas.

Lei também

Afeto transforma medo em gratidão para família de paciente do Hospital São José

Atendimento humanizado fortalece relação médico e paciente no Hemoce

Atenção e afeto auxiliam recuperação de paciente no HGF