Coral Viva o Ar ajuda reabilitação de pacientes com doenças pulmonares

30 de novembro de 2018 - 16:01 # # # #

Assessoria de Comunicação do HM - Jessica Fortes

Tomar banho, vestir uma roupa, escovar os dentes, conversar. São ações simples e presentes no dia a dia. Mas já imaginou não conseguir fazê-las por não respirar direito? Essa era a realidade de Regina Célia Rodrigues, 53 anos, natural de Belo Horizonte. Ela e outros 53 pacientes são acompanhados pela equipe do Programa de Reabilitação Pulmonar, do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da rede pública do Governo do Ceará.

“É terrível você tentar respirar e não conseguir, você cansa com qualquer esforço. O médico disse que eu nunca mais ia ter uma vida normal”, fala emocionada. Há cinco anos, Regina mudou-se para Fortaleza e iniciou o tratamento no Hospital de Messejana. Ela conta que era assídua nas atividades do coral da igreja. Quando foi diagnosticada com hipertensão pulmonar, passou a viver dependente do balão de oxigênio. “Eu achei que nunca mais ia poder cantar e isso me deixava muito triste, tive até depressão”, lembra.

Assim como Regina Célia, o bombeiro hidráulico Benedito da Silva, 59 anos, também sofria muito com a falta de ar. “Cheguei a fumar três carteiras de cigarro por dia, além da bebida. Cheguei a pesar 49 quilos, não conseguia tomar um banho sozinho, tive que parar de trabalhar. Eu não conseguia conversar com minhas filhas, pensei que ia morrer. Agora eu consigo cantar”, conta sorridente.

Superação

Regina, Benedito e outros 20 pacientes foram desafiados a compor o Coral “Viva o Ar”. O projeto é uma extensão do Programa de Reabilitação Pulmonar, que ajuda na recuperação de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, hipertensão pulmonar, asma, câncer de pulmão, fibrose pulmonar e pneumopatias crônicas em geral.

O que antes parecia impossível, agora é uma realidade que emociona a todos os envolvidos. “Aqui, eu voltei a ter alegria de viver, vi meu desejo voltar a ser real. Não preciso mais do balão de oxigênio 24h. Eu voltei a cantar”, comemora Regina Célia.

Os ensaios começaram há dois meses. A assistente social Leyla Morais, uma das responsáveis pelo Coral, explica que a ideia foi sugestão da colega de profissão Renata Lima, numa tentativa de mudar a rotina dos pacientes. “Lançamos o desafio, perguntamos quem topava, eles se superaram. O resultando é gratificante e emocionante”, comemora.

O grupo que também faz parte da Caminhada no Bosque, reúne-se às terças e quintas-feiras para ensaiar. Eles são acompanhados pela equipe multidisciplinar do HM. Durante os ensaios, eles fazem aquecimento vocal, conhecem as letras das músicas, divertem-se e enquanto cantam, esquecem as dificuldades da doença e encantam a todos que os acompanham.

Programa de Reabilitação Pulmonar

O paciente ingressa no programa por indicação médica, encaminhado por um pneumologista. Em seguida, passa por uma triagem realizada pela equipe multiprofissional, composta por terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, enfermeiro, assistente social, nutricionista e psicóloga.

No programa de reabilitação, os pacientes realizam atividades de condicionamento físico, sessões de relaxamento e trabalhos manuais ministrados por terapeuta ocupacional. Também participam de um programa de treinamento físico, realizado por fisioterapeutas, com alongamento, aquecimento, exercícios com alteres, esteiras, bicicletas ergométricas e caminhadas semanais no bosque do hospital.

Serviço:

Programa de Reabilitação Pulmonar do HM