Segundo ciclo de oficinas em Educação Permanente inicia nesta quarta, 14

13 de novembro de 2018 - 14:07 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá/ Helga Rackel
(85) 3101.5221 / 3101.5220

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), por meio da Coordenadoria de Gestão da Educação Permanente em Saúde (CGEPS), inicia o segundo ciclo das oficinas macrorregionais de Educação Permanente em Saúde. A primeira das cinco oficinas que ocorrerão até o dia 6 de dezembro, será a da Macro Cariri, que acontecerá nesta quarta-feira, 14, na Universidade Regional do Cariri (Urca), em Iguatu, das 8 às 16 horas. As demais serão das macrorregiões de Saúde de Sobral, Fortaleza, Litoral Leste e Sertão Central, nos dias 26, 28 e 30 de novembro e 6 de dezembro, respectivamente.

As oficinas são para construir e qualificar o Plano Cearense de Educação Permanente em Saúde. Participarão gestores, trabalhadores da saúde, controle social e instituições de ensino. Na terça-feira, 27, haverá uma conferência com o tema “O SUS resiste? Caminhos de Luta da Educação Permanente em Sáude no Brasil”, das 16 às 18 horas, na Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará.

De acordo com Luís Paiva, técnico da CGEPS, as oficinas têm o objetivo de estabelecer, de forma coletiva, as estratégias para atualizar a Política Estadual de Educação Permanente em Saúde (PEEPS). “As oficinas proporcionam um importante espaço de discussão, reflexões e levantamento de necessidades para fortalecer a Política Cearense de Educação Permanente em Saúde como estratégia fundamental às transformações do trabalho no setor saúde, para que este venha a ser lugar de atuação crítica, reflexiva, propositiva, compromissada e tecnicamente competente”, diz.

A iniciativa promove uma discussão coletiva sobre a necessidade de atualização da PEEPS, conforme o Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente no SUS (PRO EPS-SUS). Instituído pela Portaria GM/MS nº 3.194, de 28 de novembro de 2017, o programa visa retomar o processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), a partir do incentivo ao desenvolvimento de ações para a formação e a educação permanente de profissionais e trabalhadores em saúde necessários ao SUS, pelos estados e municípios do Brasil.

Com a adesão do Ceará, através de 183 municípios, ao PRO EPS-SUS, o Ministério da Saúde repassou incentivo financeiro direto aos municípios e ao estado para a realização de ações de Educação Permanente em Saúde (EPS). A Política Cearense de Educação Permanente em Saúde está sendo implementada em consonância com a PNEPS, onde é voltada para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores do SUS. Além disso, também é compreendida como uma proposta de ação capaz de contribuir para a necessária transformação dos processos de trabalho e nas práticas de saúde.

14 de novembro

Oficina Macrorregional de Educação Permanente – Macro Cariri
Horário: 8 às 16 horas
Local: Universidade Regional do Cariri (Urca) – Av. Dário Rabelo, 977, Bairro 7 de Setembro, Iguatu

26 de novembro

Oficina Macrorregional de Educação Permanente – Macro Sobral
Horário: 8 às 16 horas
Local: Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual Vale do Acaraú (CCS/ UVA) – Av. Comandante Maurocelio Rocha Ponte, 186, Bairro Derby, Sobral

27 de novembro

Conferência “O SUS resiste? Caminhos de Luta da Educação Permanente em Saúde no Brasil”
Horário: 16 às 18 horas
Local: Auditório da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará – Av. Antônio Justa, 3161, Meireles, Fortaleza

28 de novembro

Oficina Macrorregional de Educação Permanente – Macro Fortaleza
Horário: 8 às 16 horas
Local: Auditório da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará – Av. Antônio Justa, 3161, Meireles, Fortaleza

30 de novembro

Oficina Macrorregional de Educação Permanente – Macro Litoral Leste
Horário: 8 às 16 horas
Local: Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam) – Av. Dom Aureliano Matos, 2060, Limoeiro do Norte

6 de dezembro

Oficina Macrorregional de Educação Permanente – Macro Sertão Central
Local: Centro Universitário Católica de Quixadá
Endereço: Rua Juvêncio Alves, 660, Centro, Quixadá

Informações: (85) 3101-5116/ 5274.