Pacientes do CIDH participam de ação educativa na quarta, 31

26 de outubro de 2018 - 13:56 # # #

Assessoria de Imprensa – Lacen/ IPC/ CIDH - Suzana de Araújo Mont'Alverne
(85) 3101-1488

O diagnóstico do diabetes traz consigo inúmeros questionamentos, além da necessidade de mudanças na rotina e no estilo de vida. Entendendo que a educação é fundamental e uma forma eficaz para a qualidade de vida do diabético, o Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), do Governo do Ceará, realiza desde o início do ano sessões educativas voltadas para os pacientes que iniciaram recentemente o tratamento e também para aqueles que convivem há mais tempo com a doença e não seguem a rotina de cuidados. “Optamos pela heterogeneidade no grupo para mostrar a importância do tratamento desde cedo aos que estão iniciando e reforçar a mensagem aos pacientes que estão se descuidando”, diz Marcela França, diretora clínica do CIDH. A ação será na quarta-feira, 31, às 8 horas, no auditório do Centro de Diabetes.

Idas regulares ao médico; cuidados com a alimentação; monitoração da glicemia, hipoglicemia e hiperglicemia, como também dos cuidados com os pés, saúde bucal e uso e administração dos medicamentos serão alguns dos temas abordados pela equipe multidisciplinar do CIDH durante a ação. “Informação nunca é demais. O paciente precisa se apropriar dos cuidados com doença. O sucesso do tratamento é também resultado do autocuidado”, reforça Marcela.

Atendimento

Para o primeiro atendimento no CIDH, o paciente portador de diabetes e hipertensão é encaminhado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios. Inicialmente é atendido pelo setor de enfermagem, para avaliação do seu histórico e aferição da pressão, peso corporal e glicemia capilar. Então é encaminhado para o médico. A depender da necessidade que este paciente apresente, ele poderá ser avaliado pelo clínico, endocrinologista, cardiologista, nefrologista, vascular, neurologista e oftalmologista.
Também será encaminhado ao nutricionista para orientações sobre conduta alimentar e ao fisioterapeuta, caso haja necessidade. Os pacientes são atendidos primeiramente na atenção primária, visto que a consulta no CIDH é complementar ao tratamento na atenção básica. Atualmente 24.213 pessoas são assistidas no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.

Serviço:

Ação educativa sobre diabetes
Dia: 31 de outubro (quarta-feira)
Hora: 8 horas
Local: Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão – Rua Silva Paulet, 2406, Dionísio Torres