Encontro debate conquistas e desafios do SUS no Ceará

15 de junho de 2018 - 16:34 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá/ Helga Rackel

alt

Em continuidade às atividades do 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família (Enesf), no Centro de Eventos do Ceará, a programação desta sexta-feira, 15 de junho, iniciou com um painel de debates sobre o tema “Sistema de Saúde do Ceará no Século XXI”. Mediado pelo secretário adjunto da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, o painel desta manhã teve a participação do secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi; presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), Josete Malheiros; presidente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau), Pedro Araújo, e do presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual Carlos Felipe.

alt

“O Estado do Ceará já tem evoluído muito nas políticas públicas, em muitos resultados de saúde, e também se destacou pela descentralização dos serviços de saúde”, ressaltou o secretário adjunto, relembrando a ampliação da rede pública de saúde do Governo do Ceará, da capital para o interior do estado, com a construção de policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e hospitais regionais. “Mas a gente sabe que estrutura de saúde não é só isso. Atualmente, a gente vem aí com a assessoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sob orientação para construção desse trabalho, da necessidade de a gente evoluir mais no Sistema Único de Saúde (SUS), entendendo os desafios das demandas da Saúde”, enfatizou.

alt

Os painelistas discutiram sobre o cenário atual do sistema público de saúde e a urgência de se enxergar o futuro, as consequências das ações no presente século e o que se espera como resultado delas no próximo, sendo fundamental o diálogo na promoção da universalidade, integralidade e equidade, princípios do SUS. “O SUS está carente de pessoas que tenham orgulho do Sistema. Sejamos nós motivadores, para daqui a 30 anos a gente estar aqui reunido de novo, relembrando essa construção, que cada um de nós tenha esse compromisso de fazer parte desse processo transformador”, declarou Henrique Javi.

Sob a reflexão de fomentar a transformação do sistema de saúde, na busca pela evolução, inovação e valorização do SUS, o secretário Henrique Javi destacou a importância da motivação e compreensão sobre a saúde pública para se tornar um agente transformador nesse processo. “A nossa maior dificuldade talvez seja a percepção de que estamos mudando o tempo inteiro e às vezes nós não percebemos essa mudança acontecendo”, ponderou. “O grande diferencial é perceber quem comanda essa mudança, qual a nossa participação nesse processo de mudança que acontece o tempo inteiro, independente da nossa vontade”, complementou.

De acordo com o secretário, o empoderamento do paciente é uma das formas de fortalecer o que o SUS representa. Batalhar contra o preconceito em relação ao sistema de saúde e participar da transformação para alcançar novas conquistas é construir e tornar-se agente ativo na política pública de saúde. “A tecnologia é ferramenta, mas a técnica é conhecimento. O que nós precisamos fazer no século XXI é resgatar a técnica, o conhecimento. Temos que inverter a lógica para que o nosso sistema de tecnologia seja focado na prevenção, impulsionar o Ceará a vivenciar um novo conhecimento sobre o velho SUS”, convocou o secretário da Saúde. “As decisões devem ser tomadas no diálogo. Deve-se ver a participação da sociedade na constituição pública”, disse o presidente do Cesau, Pedro Araújo.

Em seu discurso, o presidente do Cosems/CE, Josete Malheiros, explanou sobre os marcos históricos das conquistas sociais e tecnológicas e como esses adventos influenciam no cenário atual. “Não adianta a gente pensar a Saúde do século XXI sem discutir o modelo de desenvolvimento, o modelo de mundo, qual é o marco civilizatório que nós queremos e estamos construindo”, falou. “A interação entre o Estado e os municípios é o que ajuda a mudar esses desafios. Eventos como esse (Enesf) são necessários para a reflexão. Parabéns à Secretaria da Saúde e aos amigos que fazem o controle da Saúde”, finalizou o deputado estadual Carlos Felipe.

alt

Desenvolvimento infantil

Ainda na manhã desta sexta-feira, 15, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, apresentou a experiência do Programa Mais Infância Ceará em debate com o tema “A Intersetorialidade e a promoção do desenvolvimento infantil”. “Foi um momento fantástico com a participação de pessoas de vários municípios cearenses. Viemos falar de desenvolvimento infantil e apresentar o que já fizemos, como anda e as metas até o fim de 2018 do Programa Mais Infância Ceará. É muito importante para que as pessoas possam conhecer de fato como está acontecendo o programa no nosso Estado”, ressaltou.

alt

Estratégia Saúde da Família

Os profissionais de saúde também participaram da mesa “Desafios da Estratégia Saúde da Família: Trabalho em Saúde”, coordenada pela secretária-adjunta da Saúde do Ceará, Isabel Cavalcanti, com a presença do médico Sabado Girardi, pesquisador da Estação de Pesquisa do Mercado em Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pesquisador do Observatório de Recursos Humanos em Saúde do Cetrede/UFC/UECE, José Meneleu Neto, e a enfermeira Sâmia Coutinho de Oliveira, professora da UECE.

1º Encontro Nordeste Saúde da Família

A iniciativa é uma realização de Secretaria da Saúde do Ceará, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Conselho Estadual de Saúde (Cesau), com o apoio de entidades e universidades. Teve início na quarta-feira, 13 de junho, e encerra na tarde desta sexta-feira, 15. Os três dias de atividade foram marcados por um conjunto de eventos cujo principal objetivo será produzir a troca de experiências e a produção de diálogos entre os atores dos serviços de saúde, as instituições de ensino técnico e superior, membros dos Conselhos de Saúde (Nacional, Estadual e Municipais) sobre o atual estágio do desenvolvimento, das experiências, dos resultados positivos e dos desafios postos para Estratégia Saúde da Família e para o SUS no Brasil.

alt

Na programação, painéis com a presença de gestores e profissionais de saúde do Ceará; palestras com convidados de outros estados; apresentação de trabalhos; rodas de conversa; oficinas e apresentação de quadrilha junina. A tutora do Sistema de Saúde Escola de Sobral, Socorro Teixeira, que trabalha na Saúde há 20 anos, elogiou a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos em outros municípios.“Eu levo do 1° Enesf muito aprendizado. As exposições, a entrega do Selo Bronze do Qualifica APSUS. Foi tudo muito bom”, avaliou.

Para a pediatra e médica-assistente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ana Cecília Sucupira, o 1° Enesf é “fundamental” para valorizar a Estratégia de Saúde da Família e o Sistema Único de Saúde. “Um evento como esse bota para cima as pessoas e as anima a continuarem nessa luta em defesa do SUS”, declarou. A médica participou da programação numa mesa cujo tema foi “Desafio de Trabalho na ESF: saúde da criança e do adolescente”.

alt