Painel debate políticas de atenção básica em segundo dia de encontro

14 de junho de 2018 - 17:47 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá/ Helga Rackel
Fotos: Assessorias de Comunicação Cosems e Cesau

alt

O segundo dia do 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família começou com debate sobre a Emenda Constitucional 95, de 2016, que limita por 20 anos os investimentos públicos em setores como educação, saúde e segurança. Isso porque, na vigência da EC 95, foi estabelecida em setembro de 2017, por portaria do Ministério da Saúde, a revisão da Política Nacional da Atenção Básica, tema do painel “Nova PNAB – avanço ou retrocesso?”, realizada na manhã desta quinta-feira, 14 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, que reuniu como painelistas o médico Alcides Miranda, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o coordenador da Coordenadoria das Regionais de Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará (CORES), Moacir Tavares, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS/CE), Josete Malheiro, com mediação do secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho Martildes.

Também pela manhã, dentro da programação do 1º ENESF, foram iniciadas a Oficina Memórias da Estratégia Saúde da Família e a Oficina de Ressignificação do Curso Técnico para Agentes Comunitários de Saúde, essa com a participação de Manoel Barral, vice-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e da enfermeira Maria José Evangelista, Técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). “Ir nas casas das pessoas, conhecer cada família, é um trabalho do agente comunitário de saúde que é insubstituível”, reconheceu Maria José. Para ela, os cursos devem preparar os agentes de saúde para a realidade atual. “Não dá mais para fazer do jeito que era feito 30 anos atrás”, ponderou.

alt

Já Manoel Barral disse que a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus) está preparada para oferecer ensino a distância, combinada com tutoria, para capacitar os profissionais de saúde, como os ACS. Para ele, as escolas de saúde pública e a Fiocruz também são parceiras importantes nesse processo.

Programação

Nesta sexta-feira, 15, encerra as atividades do 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família, uma realização de Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Conselho Estadual de Saúde (Cesau), com o apoio de entidades e universidades.

alt

Na programação, painéis com a presença do secretário da Saúde, Henrique Javi, e os secretários adjuntos Marcos Gadelha e Isabel Cavalcanti; apresentação de trabalhos; oficinas e apresentação de quadrilha junina. As atividades terão início às 8h30min e o encerramento será às 17h30min.