Henrique Javi participa de lançamento de projeto do MP pela prevenção do suicídio

6 de abril de 2018 - 10:42 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa - Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel - (85) 3101.5221 / 3101.5220

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), em ação conjunta de diversos Centros de Apoio Operacionais, lançou, na manhã de sexta-feira (6), o Projeto “Vidas Preservadas – O MP e a Sociedade pela prevenção do suicídio”, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, com a presença da vice-governadora do Estado, Izolda Cela. “Tentaremos levar para o interior do Ceará exatamente essas tratativas exitosas no combate e na prevenção do suicídio”, disse o procurador-geral Plácido Rios na abertura do evento. “Tenho certeza que esse projeto salvará muitas vidas”, previu ele.

Plácido Rios mencionou estudo do Ministério da Saúde mostrando que a existência de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em uma determinada cidade reduz em 14% o risco de suicídio. “Contudo, os CAPS estão presentes em menos da metade dos municípios brasileiros”, lamentou o procurador-geral.“Informações que sejam orientadoras com relação à prevenção e aos encaminhamentos devidos podem, com certeza, salvar muitas vidas, preservar muitas vidas”, endossou Izolda Cela. “Sabermos que uma parte considerável dessas vidas pode ser preservada é algo, realmente, que nos convoca”, observou a vice-governadora.

Também presente no lançamento do projeto, o secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi, falou sobre o papel da área da saúde nesse esforço intersetorial. “A lógica de prevenção na Secretaria da Saúde do Ceará já há alguns anos é focada em como fazermos para evitarmos desfechos negativos”, explicou Javi. “A principal tarefa é levar qualificação ao atendimento primário de saúde, fazendo com que a gente tenha uma rede ampliada de atenção, para identificação de possíveis sinais que levem daí a uma atenção especializada e, dessa forma, mitigar enormemente essa situação”, completou. O evento contou ainda com a participação do palestrante e escritor, psicólogo clínico, mestre em Saúde Coletiva e doutor em Psicanálise Rossandro Klinjey, que ministrou o painel “Vida que vale a pena ser vivida”.

O convidado especial é autor do livro “Temas complexos: uma abordagem didática” e coautor do livro “Educando para a paz”. Rossandro Klinjey foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante. Além dele, o seminário também teve como palestrante o médico psiquiatra e fundador do PRAVIDA, Fábio Gomes de Matos e Souza, traçando considerações a respeito do “Fenômeno do suicídio e os desafios da prevenção”. Em seguida, a psicóloga do NASF/Paracuru, Ariadyne Luz, e o especialista em Saúde Pública da UECE, Hamilton Peixoto, foram os expositores do painel “Experiências Municipais em Políticas sobre Suicídio”.

De acordo com o promotor de Justiça coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ), Hugo Mendonça, a iniciativa tem o objetivo de promover uma abordagem intersetorial da temática e traçar estratégias de atuação do Ministério Público pela prevenção do suicídio, com a colaboração de diversos órgãos e entidades parceiros. “O projeto traz duas afirmações fortes: nós precisamos falar sobre o suicídio e de políticas públicas efetivas de prevenção ao suicídio. Estas são nossas bandeiras porque os números desta prática vêm crescendo e hoje estão alarmantes. Em 2009, o Ceará era o nono estado em número de suicídio e, hoje, ele está em quinto lugar”, declarou.