Hospital de Messejana forma 20 novos residentes médicos

26 de fevereiro de 2018 - 12:10 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana - Jéssica Fortes (85) 3101-4092 - Fotos: Assessoria de Comunicação do HM

alt

O Hospital de Messejana, Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), do Governo do Ceará, forma mais uma turma de residentes em diferentes áreas da medicina. Vinte médicos concluíram a residência em cardiologia, ecocardiografia, hemodinâmica e cardiologia intervencionista, pneumologia, cirurgia cardiovascular e cirurgia torácica. A solenidade de formatura ocorreu na sexta-feira, 23, no auditório principal do hospital.

“Foram dois anos de muito aprendizado. O HM nos trouxe um conhecimento amplo e irrestrito nas duas áreas, cardiologia e pneumologia. Acredito que estamos preparados para uma nova etapa das nossas vidas, especificamente na parte da cardiologia, área que eu escolhi”, declarou o jovem médico Júlio César Ferreira. Referência Norte e Nordeste, o Hospital de Messejana forma especialistas desde 1975. Cerca de 90% dos cardiologistas, pneumologistas, cirurgiões torácicos e ecocardiografistas que hoje atuam no Ceará passaram pelo HM.

alt

Por ano, o hospital forma cerca de 22 profissionais e, segundo o coordenador da Residência Médica do HM, Santos Neto, isso mostra o bom trabalho e o reconhecimento nacional da instituição. “O Hospital Messejana, era um hospital nitidamente assistencial e agora também é conhecido por ser um hospital de ensino. Nós formamos excelentes profissionais, que levam o nome da instituição para suas regiões”, ressalta Santos.

alt

Como é o caso, da médica Isabel Carminda, que veio de Manaus para fazer residência em cardiologia no HM. “O Hospital do Coração é referência em todo o Brasil e após estes dois anos, eu saio mais feliz e muito mais experiente. Vou levar todo o conhecimento que eu adquiri aqui para o Amazonas e com a família maior, já que volto ‘gravidinha’ para casa”, comemora.

O serviço de residência do HM é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica e contempla os seguintes programas: cardiologia, ecocardiografia, cardiologia pediátrica, hemodinâmica, pneumologia, broncoscopia, cirurgias torácica e cardiovascular.

alt

Médicos residentes da cardiologia

Ana Taísa Barbosa de Mendonça
Carlos Alberto da Costa Moraes
Daniel Lucena de Aguiar
Elana Couto de Alencar Daniel
Francisco Marcelo Sobreira Filho
Isabelle Fonteles de Andrade
Izabel Carminda de Mourão Lemos
Júlio César Ferreira Pontes
Pedro Lucas Rodrigues Costa
Pedro Pinto Firmeza
Raphael Silva Rodrigues
Wallam Lima Aragão

Médicos residentes da pneumologia

George Cavalcante Dantas

Médicos residentes da ecocardiografia

Carlos Abdias Veras Reis
Eveline Barroso Aragão
Rosemberg Eulálio Leite Júnior

Médicos residentes da cirurgia cardiovascular

Antônio Felipe Leite Simão

Médicos residentes da hemodinâmica e cardiologia intervencionista

Andrei Fornanciari Antunes

Médicos residentes da cirurgia torácica

Alan Pontes
Carlos Alberto da Cruz Neto