Febre amarela é tema de palestra

21 de fevereiro de 2018 - 16:07 # # # #

Assessora de Comunicação do Hias - Diana Vasconcelos (85) 3256.1574 / imprensa@hias.ce.gov.br

banner site HIAS formacao febre amarela 2

Na manhã desta quarta-feira, 21, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da rede pública de saúde do Governo do Ceará, realizou para todos os funcionários palestras sobre prevenção e rápida identificação da Febre Amarela. As aulas de atualização foram ministradas pelos professores do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Robério Dias e Luciano Pamplona Góis. “Nos preparar é sempre a melhor opção, então fazemos do aperfeiçoamento uma prática comum no Albert Sabin”, destacou a diretora geral do Hias, Marfisa de Melo Portela.

banner site HIAS formacao febre amarela 4

As palestras iniciaram às 7h30, lotando o auditório do Hias. “É importante, neste momento, saber que o Ceará não é uma área considerada de risco de contaminação por febre amarela. Mas, ao mesmo tempo, a gente pode receber pessoas doentes de vários estados do Brasil. Então, é preciso se prevenir”, disse o professor Luciano, destacando a necessidade de vacinar com pelo menos 10 dias antes de visitar qualquer área de risco. “Os postos aqui já são orientados a vacinar as pessoas que tiverem com passagem em mãos”, explicou.

banner site HIAS formacao febre amarela 3

Já Robério Dias, ressaltou a necessidade dos médicos notificarem casos suspeitos. “A gente pode ter a situação de uma criança que tenha viajado para área de risco e tenha ido desprotegido. Se infecta lá e apresenta sintomas aqui, e esses sintomas são muito parecidos com dengue grave. Então é preciso ficar atento e notificar. Caso a febre amarela se confirme, há um processo a ser seguido que já foi estabelecido pelo Ministério da Saúde”, afirmou.

banner site HIAS formacao febre amarela 1

Há 17 anos, o Ceará não tem casos de febre amarela. Por isso, pessoas que residem no Estado não precisam se imunizar contra a doença. Mas quem mora no Ceará e viaja para outros estados ou países que são áreas de risco precisam tomar a vacina da febre amarela. A vacinação para febre amarela é ofertada em todo o Brasil, principalmente para os estados que têm municípios com recomendação para a vacina.