Secretário Henrique Javi participa de congresso brasileiro de saúde
22 de junho de 2017 - 21:24
Nesta quinta-feira, 22, o secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi, foi um dos palestrantes que dabateram o tema “A saúde no Brasil: responsabilidade dos entes federados e pactuação”, durante o V Congresso Brasileiro de Direito e Saúde e o XVI Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará. O evento conta com cerca de 500 participantes e acontece até esta sexta-feira, 23, no Marina Park Hotel.

Henrique Javi ressaltou a importância da efetividade da atenção primária nos municípios, a qual gera impacto direto na atenção secundária e terciária. “Estamos construindo o pacto agora para ser amplamente conhecido pela população”, declarou o secretário. A Secretaria da Saúde do Ceará concluiu em maio o ciclo de seminários macrorregionais da Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde (PGASS). Prefeitos e secretários municipais de Saúde se reuniram em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral e está em fase de pactuação nas Regiões de Saúde.

Outra participante da palestra foi a advogada e coordenadora do curso de especialização em direito sanitário da Universidade de Campinas (Unicamp), Lenir Santos. “Vamos congelar por 20 anos um financiamento que já é insuficiente”, destacou Lenir, sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que mudou regras do financiamento da Saúde e da Educação.

Programação
A programação segue até esta sexta-feira, 23, com palestras sobre temas como perícia médica, terceirização, cooperativismo e o SUS e financiamento da saúde. No último dia do evento, o presidente do Cosems, Josete Tavares, irá participar da mesa “A responsabilidade na gestão pública e os órgãos de controle externo e interno: perspectiva e desafios”.
O XVI Congresso das Secretarias Municipais de Saúde é uma parceria com o V Congresso Brasileiro de Direito e Saúde, com a realização do Ministério Público do Estado do Ceará, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/CE) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Fotos: Emilio Boblitz
Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220
www.facebook.com/SaudeCeara