Oficina capacita profissionais para qualificar cuidado neonatal

21 de junho de 2017 - 12:50

Com a presença do secretário adjunto Marcos Gadelha, a Secretaria da Saúde do Ceará firmou na tarde de quarta-feira, 20 de junho, o Termo de Adesão e Compromisso que abriu a 1ª Oficina de Pactuação da Estratégia Qualineo, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC). O Ministério da Saúde convidou 40 profissionais de saúde para participar da oficina, que prossegue até quinta-feira, dia 22. Esses profissionais serão multiplicadores da capacitação que pretende qualificar o cuidado neonatal, articulando o cuidado recebido no hospital com todas as ações estratégicas já ofertadas pelo Ministério da Saúde nas redes de atenção. O Termo de Adesão e Compromisso foi também firmado pelas demais instituições com representantes na oficina – MEAC, Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Santa Casa de Misericórdia de Sobral e Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.

A Estratégia Qualineo foi criada pelo Ministério da Saúde para reduzir as taxas de mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção ao recém-nascido nas maternidades. O Ministério elegeu nove estados prioritários do Norte e do Nordeste, com taxa de mortalidade infantil acima de 11 por mil nascidos vivos. O Ceará, com taxa de 10,1 por mil nascidos vivos, faz parte do grupo de estados por ser centro de referência da Rede Cegonha. O Ministério da Saúde prevê concluir a qualificação das maternidades prioritárias na estratégia do Qualineo em 24 meses. Por meio do monitoramento de indicadores assistenciais, os serviços que apresentarem melhoria da atenção neonatal receberão um selo de certificação que os tornará aptos a matriciar a qualificação em outros estabelecimentos.

Avanços contra mortalidade

Renara Araújo, consultora técnica do Ministério da Saúde que apresentou a Estratégia Qualineo no início da oficina, admitiu que o país avançou na redução da mortalidade infantil e assim conseguiu cumprir uma dos objetivos do milênio na área da saúde. “Agora o Ministério vê como prioridade a atenção aos recém-nascidos que estão nas UTIs neonatais”, afirmou. O secretário adjunto Marcos Gadelha disse que a Secretaria da Saúde do Ceará definiu estratégias prioritárias, com base em dados epidemiológicos, entre as quais está a atenção à saúde materno-infantil. “A Secretaria vem desenhando a linha de cuidado materno-infantil para que cada macrorregião de saúde seja autossuficiente até o nível de maior complexidade”, destacou ele.

Apresentada no mês de abril deste ano, a Estratégia Qualineo reúne as principais ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para garantir ao recém-nascido o melhor início de vida e que hoje são ofertadas e acompanhadas de maneira isolada, como é o caso da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, qualificação e habilitação de leitos neonatais, Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso (Método Canguru), Bancos de Leite Humano, Reanimação Neonatal e Transporte Neonatal. Com o Qualineo, o Ministério da Saúde pretende focar no recém-nascido como forma de dar continuidade à qualificação perinatal iniciada com a Rede Cegonha, que permitiu a melhoria da atenção à mulher desde o planejamento reprodutivo até a gestação, parto e pós-parto.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara