QualificAPSUS mobiliza profissionais de mais duas regiões
13 de junho de 2016 - 20:28
A Secretaria da Saúde do Estado fará o lançamento e a assinatura do termo de cooperação técnica com os oito municípios da 4º Região de Saúde que aderiram ao Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (QualificaAPSUS Ceará). A solenidade acontecerá nesta terça-feira, 14 de junho, às 9 horas, no auditório do Centro Regional Integrado de Administração (CRIA), Avenida Francisco Braga Filho, 1015, Conselheiro Estelita, em Baturité. As oficinas regionais começam nos dias 12 e 13 de julho, e serão sediadas nos municípios de Aracoiaba e Baturité, que receberão 252 trabalhadores da Atenção Primária da Região.
Além de nove encontros regionais, entre oficinas e cursos complementares, os municípios implantarão o sistema de tutoria na Atenção Primária à Saúde para apoiar a organização dos processos nos territórios. Ainda nesta semana, nos dias 15 e 16, 270 profissionais da atenção primária dos municípios da 10ª Região de Saúde participarão da segunda oficina regional do QualificAPSUS Ceará. A oficina será realizada em dois municípios. Limoeiro do Norte receberá profissionais de Alto Santo, Quixeré, Limoeiro do Norte, Iracema, Tabuleiro do Norte, Potiretama e São João do Jaguaribe, enquanto em Jaguaribe o encontro terá trabalhadores da atenção primária de Ererê, Pereiro e Jaguaribe. Logo após as oficinas, no dia 17 de junho, acontecerá a segunda capacitação em Tutoria na Atenção Primária, destinada a 21 tutores da Região, em Limoeiro do Norte.
A primeira oficina do Projeto QualificaAPSUS Ceará foi realizada nos dias 17 e 18 de maio, com o tema: “Atenção Primária à Saúde: fundamentos, gestão e avaliação da qualidade”. Até o dia 22 de outubro do corrente ano ocorrerão mais quatro oficinas e três capacitações complementares. As seis oficinas previstas serão intercaladas com a tutoria para a aplicação dos conteúdos teóricos na prática diária das equipes de atenção primária nas unidades básicas de saúde.
O Projeto QualificaAPSUS Ceará, lançado pela Secretaria da Saúde do Estado em janeiro deste ano, com o objetivo de subsidiar a reorganização do modelo de atenção a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e, consequentemente, da implantação e implementação das Redes de Atenção. As oficinas estaduais para formação de facilitadores do projeto contam com a participação de 400 pessoas, dentre secretários e coordenadores municipais de atenção primária. Em maio, foi realizada a quinta oficina, e já está agendada a próxima para os dias 30 de junho e 1 julho, que tratará do Monitoramento e Avaliação na Atenção Primária à Saúde.
O processo de implantação do novo modelo de atenção à saúde no Ceará contará com o Instrumento para Avaliação da Qualidade na Atenção Primária à Saúde, que atribuirá os selos bronze, prata e ouro às equipes de saúde que alcançarem os padrões de qualidade esperados das unidades básicas de saúde. O instrumento de avaliação vai possibilitar a verificação do estágio de desenvolvimento alcançado pelas unidades de saúde, identificar e corrigir as não conformidades, bem como desenvolver planos para melhoria contínua. Serão definidas unidades laboratórios em que serão implantadas as mudanças estruturais e processuais com a participação de tutores.
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara