Arrastão do fumacê percorre 107 bairros da capital até sexta-feira

10 de maio de 2011 - 12:44

A Secretaria da Saúde do Estado realiza um arrastão para cumprir até sexta-feira, 13 de maio, o quinto ciclo de pulverização espacial de inseticida contra o mosquito da dengue em Fortaleza. Os carros fumacê estão com 27 máquinas em operação desde segunda-feira, 9, para realizar a pulverização em 16.268 quarteirões de 107 dos 116 bairros das seis regionais. Para o combate ao Aedes aegypti, Estado e Prefeitura realizam operação casada entre fumacê e batida focal casa a casa, por agentes da Secretaria Municipal de Saúde, para eliminação de focos de proliferação do mosquito.

O fumacê é solicitado à Secretaria da Saúde do Estado pelas prefeituras. É necessário quando a mobilização da comunidade não foi suficiente para eliminar os criadouros do mosquito em caixas d’água, potes, baldes e pneus descobertos, e quando o tratamento focal, feito pelos municípios, não foi eficaz. O uso do carro fumacê é liberado para municípios com índice de infestação do mosquito maior que 1% e quando há registro de transmissão de casos da doença.

No controle químico, feito pelos carro fumacê,  o inseticida é fornecido pelo Ministério da Saúde e utilizado exclusivamente em situações de emergência e de forma racional e segura. A ação do inseticida é temporária. Tem duração de 40 minutos a 1 hora e meia. A aplicação do inseticida provoca o desalojamento do mosquito adulto por sua ação repelente e o atinge em pleno voo, única forma de ter eficácia. A ação do produto só é efetiva quando o inseticida está em suspensão no ar. O inseticida não mata as larvas do Aedes aegypti, que estão em caixas d’água, potes, baldes, pneus, lajes.