Inácio Arruda destaca no Senado trabalho realizado na saúde do Ceará

24 de novembro de 2010 - 20:34

“O Cariri é uma região imensa do Nordeste brasileiro porque inclui o Ceará, a Paraíba, uma ponta do Piauí e uma parte significativa do Estado de Pernambuco. Essa região inteira, que no centro ficam os municípios de Juazeiro, Crato e Barbalha, com mais de 1 milhão e meio de habitantes não tinha um hospital público de alta complexidade”. O senador Inácio Arruda deu essa informação em pronunciamento feito na última terça-feira, 23, no Senado, em Brasília, para mostrar a importância do Hospital Regional do Cariri no aceso e melhoria do atendimento especializado à população na própria região, que será inaugurado no próximo dia 10 de dezembro pelo governador Cid Gomes e o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva. O HRC fica estrategicamente localizado entre Juazeiro, Crato e Barbalha para facilitar o acesso aos pacientes de toda a região.

A construção do Hospital Regional do Cariri, observa Inácio Arruda no seu pronunciamento, “é o esforço que destaco do governador do Estado , que, na sua campanha, em 2006, anunciou que iria construir dois hospitais, um na região do Cariri e outro na região Norte”. Em Sobral, o HRN deve ser concluído em meados do próximo ano. O senador fala de esforço, conforme frisa no pronunciamento, devido as dificuldades de recursos financeiros: “Há uma cantinela seguida no nosso país de contenção de gastos, de corte de gastos. Onde serão realizados os cortes? Os cortes são feitos para geralmente beneficiar os mesmos de sempre, os grandes banqueiros e investidores”. Mesmo com as dificuldades, o Hospital Regional do Cariri foi construído. Inácio Arruda afirmou  no seu pronunciamento que “trabalhei intensamente para a liberação de recursos federais, como coordenador da bancada na época para garantir o sucesso do que agora estamos vendo, que é a inauguração dessa grande unidade hospitalar”. O HRC tem 294. Fará atendimento de urgência e emergência e realização de serviços e exames de média e alta complexidade.

O senador disse também que nesse “esforço é preciso agregar dois grandes profissionais da área de saúde no Estado, o deputado estadual João Ananias, eleito deputado federal, e o secretário da saúde, Arruda Bastos”. No pronunciamento Inácio Arruda disse:  “esses dois homens estão trabalhando de mãos dadas com o Governador do Estado não só para a  construção do hospital do Cariri e da região Norte. Trabalham para estender a rede de assistência à saúde da população em todo o nosso Estado”. E citou os trabalhos dos dois, destacando as 21 policlínicas regionais, que no Ceará não estão apenas nas propostas como saiu no debate nacional. No Ceará, três policlínicas regionais já foram inauguradas e 18 estão em construção. Falou também dos 17 Centros de Especialidades Odontológicas regionais, ampliando o acesso a serviços especializados em saúde bucal e das 33 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) que funcionarão no Ceará. Quatro estão com as obras quase prontas.

Ao mesmo tempo em que construíam as novas unidades de saúde, Arruda Bastos e João Ananias, observa o senador no pronunciamento feito na última terça-feira no Senado, desenvolviam no debate permanente com profissionais e gestores e entidades da saúde uma nova estratégia de gestão para fortalecer a regionalização. Respaldado legalmente, criaram os consórcios públicos de saúde. São o modelo de gestão das policlínicas e CEOs regionais construídos pelo Governo do Estado.

O senador concluiu o pronunciamento dizendo que “a saúde pública do Ceará nunca esteve nas mãos de pessoas tão comprometidas com o Sistema Único de Saúde em nosso país”.