HGF tem padrão ouro nas práticas de esterilização de materiais

9 de agosto de 2010 - 17:11

O Centro de Materiais e Esterilização do Hospital Geral de Fortaleza tem padrão ouro. A certificação foi concedida pela empresa 3M do Brasil e recebida durante solenidade na tarde desta segunda-feira, 9, por gestores e profissionais do maior hospital da rede estadual, com a participação do secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. O Centro é referência no Estado por possuir equipamentos com tecnologia moderna, que fazem a esterilização de materiais tanto no método a vapor como a baixa temperatura. No método a vapor, o HGF é pioneiro e o único hospital do Ceará que possui essa tecnologia, usada para esterilizar materiais críticos (uso invasivo) que são termossensivéis, como catéteres e materiais de anestesia e hemodinâmica.

Em funcionamento desde dezembro do ano passado, o Centro de Materiais e Esterilização do HGF cumpre as recomendações internacionais para garantir uma esterilização segura e confiável de roupas e equipamentos usados em procedimentos invasivos nas várias unidades do hospital. Todos os dias os equipamentos são submetidos a testes químicos, físicos e biológicos.

A certificação, concedida pela 3M do Brasil, é baseada nos padrões internacionais e tem o objetivo de reconhecer e disseminar as melhores práticas em monitoramento de esterilização. Para marcar esta conquista, será realizado no próximo dia 9 de agosto, segunda-feira, no auditório principal do HGF, um evento onde um representante da empresa 3M falará sobre a importância dessa certificação para toda a comunidade do HGF e convidados de outras unidades de saúde. Por mês, são esterilizados no Centro de Materiais e Esterilização do HGF cerca de 45 mil itens na esterilização a vapor e cerca de 4 mil itens na baixa temperatura. Atualmente, 55 hospitais do Brasil mantêm o certificado na categoria ouro, entre eles o HGF.