Saúde é tema de debate no Dia da Juventude

21 de setembro de 2009 - 20:17

Em comemoração ao Dia da Juventude, 22 de setembro, foi lançado nacionalmente, pelo Ministério da Saúde, o tema “Mais Juventude na Saúde”. Objetivo: chamar a atenção de adolescentes e jovens para as práticas do autocuidado e a vida saudável. Para marcar a data, a Secretaria da Saúde do Estado reunirá grupos de adolescentes, gestores e profissionais de saúde e educação no seminário Mais Juventude na Saúde, que acontece nesta terça-feira, 22, no hotel Mareiro, Avenida Beira Mar 2380, Meireles, das 8 às 12 horas.

No Ceará, 23% da população é formada de adolescentes e jovens entre 10 e 19 anos, que somam 1,6 milhão de pessoas. A organização dos serviços de saúde tem como foco a garantia do acesso às ações de promoção à saúde, prevenção, atenção a agravos e doenças, e ainda reabilitação, respeitando os princípios organizativos e operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Por orientação do Ministério da Saúde, para a organização dos serviços devem ser levados em consideração a disponibilidade, a formação e a educação permanente dos recursos humanos, a estrutura física, os equipamentos, os insumos e o sistema de informação, adequando-os ao grau de complexidade da atenção a ser prestada.

O Ministério da Saúde considera fundamental que se viabilize para todos os adolescentes e jovens o acesso às seguintes ações: acompanhamento de seu crescimento e desenvolvimento, orientação nutricional, imunizações, atividades educativas, identificação e tratamento de agravos e doenças prevalentes. Por essa razão, tornam-se indispensáveis a organização da demanda e a identificação dos grupos vulneráveis e em situação especial de agravo.

A Área Técnica de Atenção ao Adolescente e Jovem da Secretaria da Saúde do Estado é responsável pelo desenvolvimento de ações e programas destinados a esse público. Seu objetivo é orientar o desenvolvimento, o acompanhamento e a avaliação de ações integrais de atenção à saúde dos adolescentes no Estado, mobilizando recursos governamentais e não governamentais em um movimento integral, intersetorial e multidisciplinar.