Profissionais do Interior são preparados para tratamento da nova gripe

22 de julho de 2009 - 19:11

Médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos da vigilância epidemiológica  de todas as regiões do Estado estão sendo preparados para o diagnóstico e tratamento da Influenza A (H1N1). Nesta quinta-feira, 23, das 8 às 12 horas, a Secretaria da Saúde do Estado a capacitação será com profissionais dos municípios das microrregiões de Maracanaú, Baturité, Canindé e Aracati, no hotel Mareiro, em Fortaleza. A agenda de treinamentos segue no dia 27 e 28. No dia 27 a preparação para o diagnóstico e tratamento da nova gripe será com as microrregiões de Itapipoca, Russas, Limoeiro do Norte, Tauá, Icó e Iguatu. Na terça-feira, 28, a capacitação acontecerá no auditório do Hospital e Maternidade São Vicente de Paula, em Barbalha, no Cariri. Lá ficarão atualizados em Influenza A (H1N1) profissionais e equipes dos hospitais e vigilâncias epidemiológicas das microrregiões de Juazeiro do Norte, Crato e Brejo Santo.
 
No Ceará, há 23 casos confirmados da nova gripe até hoje, dia 22 de julho. “A grande preocupação e determinação da Secretaria da Saúde do Estado é preparar o maior número de médicos, enfermeiros e técnicos da vigilância epidemiológica para proteger a saúde e a vida das pessoas. Quanto mais informados sobre o diagnóstico e tratamento maiores as chances de evitar mortes”, afirma o Secretário da Saúde do Estado, João Ananias. No Ceará, até agora não houve nenhuma morte. Todos os 19 casos confirmados da doença, os pacientes ficaram em casa, sem necessidade de internação. Já estão bem. O secretário João Ananias lembra que a população deve ter cuidados básicos, como lavar sempre e muito bem as mãos e usar lenços descartáveis e não dividir objetos de uso pessoal, como copos, talheres e toalhas.

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará divulga nota técnica semanal da Influenza A (H1N1), com informações atualizadas.

 

> Clique aqui para ver nota técnica (21.07.2009)

> Clique aqui para ver a nota técnica do Ministério da Saúde (14.07.2009)  

> Clique para ver perguntas e respostas sobre a Influenza A (H1N1) – Ministério da Saúde