Abertas inscrições para 185 vagas de gestão em saúde bucal

12 de maio de 2009 - 19:55

A Escola de Saúde Pública do Ceará, vinculada da Secretaria da Saúde do Estado, está com inscrições abertas, no período de 11 a 29 de maio, para a seleção de 185 vagas para o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Atenção em Saúde Bucal. São 94 para a macrorregião de Fortaleza, 42 para a macrorregião do Cariri e 49 para a macrorregião de Sobral.  O curso será realizado de junho a dezembro deste ano, com a supervisão da Coordenadoria de Pós-graduação em Gestão da Saúde da ESP-CE.

O curso tem o objetivo de capacitar cirurgiões-dentistas com atuação nos serviços públicos de saúde na condição de gestor, visando estratégias e ações com referencial no Sistema Único de Saúde (SUS). O aperfeiçoamento visa, também, a formação de gestores com visão ampla de gerenciamento e planejamento em saúde, com base na epidemiologia e na realidade social da população.

Com carga horária de 180 horas, o curso é destinado a profissionais de nível superior e tem os seguintes requisitos: graduação em Odontologia, indicação formal do Secretário Municipal de Saúde para participar do curso e interesse em atuar na condição de gestor em serviços públicos de saúde. O candidato deve acessar o endereço eletrônico da ESP-CE – www.esp.ce.gov.br – onde estão o edital, a ficha de inscrição, o modelo de currículo e os procedimentos necessários para a efetivação da inscrição. A relação dos candidatos selecionados será divulgada no site da ESP-CE no dia 5 de junho de 2009.

O curso será desenvolvido por meio de estrutura modular, com quatro módulos relativos ao Desenvolvimento de Liderança, Políticas Públicas de Saúde Bucal, Gestão e Planejamento da Atenção em Saúde Bucal e Avaliação das Ações e Serviços de Saúde Bucal. O aluno será devidamente certificado se realizar satisfatoriamente as atividades propostas durante o curso e obtiver freqüência mínima de 75% e média mínima de 7,0 (sete).

Serão ofertadas quatro turmas nas macrorregionais de Fortaleza, Sobral e Cariri. Para as microrregiões de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Tauá, Crateús, Canindé, Quixadá, Baturité, Aracati, Limoeiro do Norte, Russas e Itapipoca serão ofertadas duas turmas em Fortaleza. Para as microrregiões de Acaraú, Camocim, Sobral, Tianguá será ofertada uma turma em Sobral. Para as microrregiões de Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Crato, Icó e Iguatu  será ofertada uma turma no Cariri.