Ceará registra menos casos de dengue, mas os cuidados continuam

11 de março de 2009 - 19:35

 
O número de casos de dengue no Ceará registrou substancial redução no início de 2009 em relação ao mesmo período de 2008. Nos dois primeiros meses deste ano, foram registrados 406 casos de dengue, enquanto que no ano passado, até fevereiro, o Estado já registrava 4.507 casos da doença. Os números permitem à Secretaria da Saúde do Estado descartar a possibilidade de epidemia como a registrada no ano em 2008, quando foram contabilizados 44.508 casos de dengue. Dos 300 casos de dengue hemorrágica, houve 12 óbitos, além de 13 mortes por dengue com complicação. (gráfico abaixo)

Apesar da significativa redução de casos de dengue este ano, o número de municípios com infestação pelo mosquito transmissor teve pequena diminuição, de 174 em 2008 para 155 nos dois primeiros meses de 2009. Isso serve de alerta para que a população permaneça vigilante e não relaxe o combate ao Aedes Aegypti, conforme os “Dez passos de combate à dengue”, recomendação da Sesa a todos os 184 municípios cearenses. (veja abaixo)

As fortes chuvas que caíram no Estados recentemente não asustam o coordenador de Promoção e Proteção da Saúde da Sesa, Manoel Fonseca. Para ele, “chuva forte é até bom, porque lava tudo, carregando sujeira e focos do mosquito”. O problema, segundo ele, é a chuva fraca e intermitente, que acumula água e propicia a proliferação do mosquito. Pelo número de municípios com infestação, Fonseca adverte que pode haver epidemias localizadas em municípios que baixarem a guarda no combate à dengue.

 

 

Dez passos de combate ao dengue

1. Assegurar a continuidade das ações de controle focal do mosquito, casa a casa, pelos agentes de endemias.

2. Garantir a supervisão de campo das ações de agentes de endemias e a disponibilidade de equipamentos de proteção individual (EPI).

3. Realizar mutirão de limpeza urbana, convocando a população para colaborar, limpando os quintais, principalmente no período que antecede as chuvas.

4. Implantar ou implementar as ações de vedação de caixas d’água com tela ou cimento.

5. Realizar atividade de mobilização social especialmente nas escolas municipais (gincanas, concursos de redação e peças de teatros) e com o Projeto: Venci o Tempo, Vencerei a Dengue.

6. Assegurar a notificação imediata de todos os casos para a vigilância epidemiológica.

7. Alertar todos os profissionais da Saúde da Família e da rede hospitalar sobre o diagnóstico e tratamento dos casos de dengue.

8. Garantir o estoque de medicamentos e material de laboratório que permita o diagnóstico e tratamento precoces.

9. Garantir o fluxo de atendimento e referência para pacientes com dengue hemorrágico ou dengue com complicação.

10. Elaborar um plano de contingência para eventuais epidemias.