Unidades Regionais de Saúde

9 de setembro de 2008 - 13:24

Regionalização da Saúde

A regionalização é a diretriz do Sistema Único de Saúde – SUS que orienta o processo de descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores (Pacto pela Saúde 2006, Portaria/GM n.º 399 de 22 de fevereiro de 2006).

Objetivos da regionalização:

– Garantir acesso, resolutividade e qualidade das ações e serviços de saúde.
– Garantir a integralidade na atenção à saúde, entendida como um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos exigidos para cada caso, em todos os níveis complexidade do Sistema.
– Reduzir desigualdades sociais e territoriais e promover a equidade, sem distinção entre as pessoas, sem preconceitos ou privilégios, produzindo uma discriminação positiva para os mais necessitados.
– Fortalecer o papel dos estados e dos municípios para que exerçam suas funções gestoras, visando racionalizar os gastos e otimizar a aplicação dos recursos.

A regionalização da Saúde do Ceará está representada por 22 microrregiões de saúde e 3 macrorregiões de saúde (Fortaleza,Sobral, Cariri), onde se estrutura o Sistema Estadual de Saúde.

Microrregiões de Saúde

O que são?
São espaços territoriais compostos por um conjunto de municípios com forte sentimento de integração e interdependência, com vontade política para pactuarem na busca de soluções para problemas comuns, na área da saúde.

Critérios que delimitaram as Microrregiões de Saúde
– Malha viária
– Proximidade dos municípios
– Deslocamento da população aos serviços de saúde
– Capacidade máxima dos serviços de saúde, existente nos municípios
– Disposição política para pactuação

Diretrizes de organização das Microrregiões
– Organização da atenção primária em cada município, cuja estratégia é o Programa de Saúde da Família – PSF e os Hospitais de Pequeno Porte – HPP.
– Organização da atenção secundária, ou seja, dos serviços ambulatoriais e hospitalares especializados de média complexidade, pactuados entre o conjunto de municípios, considerando a otimização dos recursos e a resolutividade, para a garantia do atendimento à população da microrregião.  Por exemplo, os Hospitais-polo; Centros de Especialidades Odontológicas Regionais – CEO’s Regionais; Centros de Atenção Psico-sociais – CAPS; Laboratórios Regionais de Saúde Pública; Policlínicas.
Ofertarão prioritariamente as especialidades básicas de pediatria, gineco- obstetrícia, traumato-ortopedia, clínica médica, cirurgia geral, com serviços de urgência emergência 24 horas, e ambulatório de psiquiatria, odontologia especializada, otorrinolaringologia, oftalmologia, mastologia, cardiologia, gastroenterologia, urologia, neurologia, angiologia e endrocrionologia.
– Pactuação: cada microrregião terá uma Comissão Intergestores Bipartite Microrregional – CIB/MR, composta por secretários municipais de saúde e representantes da Secretaria da Saúde do Estado. Essa comissão é um espaço de negociação e pactuação das ações e serviços de saúde no âmbito da microrregião.
– Controle público: serão fortalecidos os conselhos municipais de saúde, serão criados os Fóruns Microrregionais de Conselheiros da Saúde e será articulado o ministério público para o controle das ações e serviços de saúde na defesa dos interesses da coletividade.
– Organização em cada microrregião, da vigilância sanitária; vigilância epidemiológica; vigilância ambiental; controle de endemias e sistema de informações em saúde.
– Implementação da assistência farmacêutica; controle e avaliação; apoio diagnóstico e terapêutico na microrregião
– Integração: os níveis de atenção primária, secundária e terciária, formarão um sistema integrado, utilizando-se de mecanismos articuladores, dentre estes as centrais de regulação micro e macrorregionais para viabilizarem o sistema de referência e contra-referência de usuários
– Mobilização social: a população, lideranças e profissionais de saúde deverão ser envolvidos na construção desse processo.
– Gestão compartilhada e solidária: estão sendo viabilizadas novas formas de gestão através de consórcios públicos de saúde, firmados entre os entes federativos, ou seja, União, Estado e municípios.

Instância Estadual nas Microrregiões de Saúde
Cada microrregião tem um órgão de representação da Secretaria Estadual da Saúde, denominada Coordenadoria Regional de Saúde – CRES, com exceção da microrregião de Cascavel, recém criada pela Resolução n.º 10/2005 do Conselho Estadual de Saúde –CESAU, que ficará técnico-administrativamente sob a responsabilidade da Coordenadoria Regional de Fortaleza.
A Coordenadoria Regional dispõe de uma estrutura organizacional, com um responsável: o coordenador regional de saúde e dois assessores diretos: um assessor técnico e um assistente técnico administrativo financeiro. Conta também com uma equipe técnica de apoio.
Têm as seguintes atribuições e funções:

Atribuições
– Implementação das políticas estaduais de saúde em âmbito microrregional.
– Assessoramento na organização dos serviços nas microrregiões.
– Orientação, planejamento, acompanhamento, avaliação e monitoramento das atividades e ações de saúde em âmbito microrregional, segundo normas técnicas.
– Promoção e articulação inter-institucional;
– Gestão do sistema de referência e contra-referência no âmbito Microrregional;
– Execução de outras atividades e ações de competência estadual no âmbito microrregional.

Funções

– Coordenar: serão espaços de representação da SESA e de Coordenação do Sistema Único Estadual em âmbito microrregional.
– Informar: deverão assegurar que os municípios manejem a informação adequada ao seu nível de complexidade e no âmbito Microrregional, consolidar as informações, alimentar o sistema de informação estadual analisar e retro-alimentar os municípios, mantendo estreito relacionamento com o nível central da SESA.
– Responsabilidade: deverão implementar os procedimentos necessários para assegurar que os municípios observem as normas técnicas e avaliar as necessidades de assessoria.
– Realidade: deverão programar suas ações considerando as necessidades microrregionais, obedecendo a flexibilidade necessária para que os municípios se adeqüem às diversidades locais existentes.

Instrumentos de Gestão Microrregional
As Coordenadorias Regionais de Saúde deverão se utilizar de mecanismos gerenciais para o desenvolvimento de suas atribuições, dentre os quais:

Plano Diretor de Regionalização – PDR
Instrumento que regulamenta o processo de regionalização da assistência à saúde da população no Estado, cumprindo uma exigência ao Pacto pela Saúde – 2006, do Ministério da Saúde.
Tal instrumento define o perfil assistencial dos municípios e estabelece o Sistema de Referência e Contra-referência. Tem o objetivo de garantir a integralidade da assistência e o acesso da população aos serviços e ações de saúde, de acordo com suas necessidades, integrando o Plano Estadual de Saúde. No Ceará, o processo se deu a partir da realização de Seminários Microrregionais para gestores municipais (prefeitos e secretários de saúde) e da capacitação dos gerentes e equipe técnica microrregionais para coordenação do processo.

– A elaboração do PDR no Ceará, se deu em 2 (dois) momentos:
Primeiro momento – a descrição da organização do Estado em macrorregiões / microrregiões de saúde e módulos assistenciais, com a identificação dos municípios sede de módulos assistenciais e pólos, bem como a abrangência populacional dos módulos assistenciais e das microrregiões e macrorregiões de saúde, as referências para as ações de média e alta complexidade e a potencialidade de gestão nos municípios.
Segundo momento – a descrição dos serviços de saúde que integram os sistemas municipais e do perfil de assistência das unidades de apoio para referência, a constituição dos sistemas de referência especializada, o plano de investimento e o cronograma de implantação do PDR.


Plano Diretor de Investimento – PDI

– Instrumento que define o perfil de atendimento e necessidades de investimento das unidades de saúde do Sistema Único de Saúde, baseado no Plano Diretor de Regionalização.

Programação Pactuada e Integrada – PPI

– A Programação Pactuada e Integrada – expressa as responsabilidades do Estado e dos municípios para a assistência à saúde da população, organizada de modo regionalizado, hierarquizado e integrado, orientada atualmente pelo Plano Diretor de Regionalização da Saúde do Estado, segundo o Pacto pela Saúde – 2006.
– Os recursos do SUS estadual e municipal originam-se do próprio tesouro dessas respectivas esferas, bem como das transferências federais ao Estado e aos municípios. Devem estar consubstanciados no orçamento, identificados nos fundos de saúde e utilizados nas ações e serviços previstos nos planos de saúde e programação pactuada e integrada.

Plano de Gestão Microrregional
– Instrumento que norteia as ações da Coordenadoria Regional de Saúde na microrregião.

Relatório de Gestão Microrregional
– Instrumento anual de avaliação e prestação de contas da Coordenadoria Regional de Saúde.

Plano Plurianual
– Instrumento que contém os compromissos de governo através de programas, ações com seu respectivo orçamento, para um período de quatro anos.

Termo de Compromisso dos Hospitais-pólo
– Contrato de gestão entre a Secretaria da Saúde do Estado e o Hospital de referência da microrregião, com a anuência da Prefeitura do município sede do hospital.
Consta de compromissos firmados para a implantação de especialidades de pediatria, gineco-obstetrícia, traumato-ortopedia, cirurgia geral e clínica médica, para atenção à população da microrregião, com o estabelecimento de metas a serem alcançados anualmente.

Plano de Educação Permanente em Saúde
– Instrumento que norteia as necessidades de capacitação de recursos humanos na área da saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde, em cada macrorregião.

Políticas, Planos de Qualidade e Humanização
– Mecanismos utilizados para a melhoria da qualidade e humanização das ações e serviços do Sistema Único de Saúde, no âmbito da microrregião, tais como: Programa de melhoria da qualidade da atenção primária (PROQUALI), protocolos clínicos; acreditação hospitalar; mapa de riscos e plano de humanização e etc.

Colegiado Interno de Gestão da Coordenadoria Regional de Saúde
– Cada coordenadoria regional de saúde implantou o Redimensionamento dos Processos de Trabalho, onde dispõe de um Colegiado Interno de Gestão, composto por seus três gerentes (coordenador regional, assessor técnico e assistente técnico administrativo-financeiro) e por representantes dos grupos de trabalho (grupo de vigilância à saúde, grupo de atenção à saúde, grupo de regulação, controle, avaliação e auditoria, grupo de recursos humanos e grupo de apoio logístico). Esse colegiado é alimentado por um Plano de Gestão Microrregional, elaborado de modo participativo e integrado.

Macrorregiões de Saúde
As macrorregiões são formadas por um conjunto de microrregiões que convergem para os pólos terciários de Fortaleza, Sobral e Cariri.
A atenção terciária é constituída por serviços ambulatoriais e hospitalares especializados de alta complexidade e alto custo, tais como serviços de urgência e emergência, atenção à gestante de alto risco, cardiologia, oncologia, neurologia e atenção ao paciente grave. Garante o acesso à quimioterapia, radioterapia, terapia renal substitutiva, exames hemodinâmicos, medicina nuclear, radiologia intervencionista e exames de diagnose de maior complexidade. Assegura também tratamento intensivo, como serviços de urgências clínicas e cirúrgicas e, traumatologia e ortopedia proveniente de traumas, nas 24 horas.

Organograma das Coordenadorias Regionais de Saúde – CRES

 

Coordenadorias Regionais de Saúde

1ª CRES Fortaleza

Compõe a Macrorregião e Fortaleza

Esta Coordenadoria  Regional responde técnico-administrativamente pela microrregião de Fortaleza e de Cascavel.

Av. Olavo Bilac, nº 1200 – Presidente Kennedy
CEP: 60320-000
Fone: 3101 2710 a 2721
FAX: 3101 2718
e-mail: fortaleza@saude.ce.gov.br

Coordenadora:
Maria Verônica Sales da Silva

Microrregião de Fortaleza
Composição municipal (microrregião):
Total populacional: 2.606.654hab

– Aquiraz 72.523 hab
– Euzébio 40.935 hab
– Fortaleza 2.458.545 hab
– Itaitinga 34.651 hab

 

 

 

 

 

Microrregião de Cascavel

Total da população: 229.257 hab

Composição municipal (microrregião):

– Cascavel 65.328 hab
– Chorozinho 21.438 hab
– Horizonte 46.981 hab
– Ocara 23.084 hab
– Pacajus 54.508 hab
– Pindoretama 17.918 hab

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2ª CRES Caucaia

Compõe a Macrorregião de Fortaleza

Rua Gois nº 82
Bairro: Grilo,
CEP:61.600-320
Fone: (85)3101-2710 a 2721
FAX: (85)3101-2710
e-mail: caucaia@saude.ce.gov.br

Coordenador:
Adail Afrânio Marcelino do Nascimento

Total populacional:
554.478 hab

Composição municipal (microrregião):

– Apuiarés 15.114 hab
– Caucaia 323.115 hab
– General Sampaio 4.270 hab
– Itapagé 47.429 hab
– Paracuru 33.153 hab
– Paraipaba 30.292 hab
– Pentecoste 32.894 hab
– São Gonçalo do Amarante 40.987 hab
– São Luiz do Curu 12.248 hab
– Tejussuoca 14.976 hab

3ª CRES Maracanaú

Compõe a Macrorregião de Fortaleza

Rua João Conrado n.º 400 – Pajuçara
CEP: 61.900-000
Fone: (85) 3101-5423 a 5430
FAX: (85) 3101-5430
e-mail: maracanau@saude.ce.gov.br
Coordenadora: Leni Lúcia Leal Nobre
Total populacional: 457.473hab

Composição municipal (microrregião):

– Acarape 15.250 hab
– Barreira 18.956 hab
– Guaiuba 21.858 hab
– Maracanau 198.944 hab
– Maranguape 102.111 hab
– Pacatuba 63.925 hab
– Palmácia 9.537 hab
– Redenção 26.892 hab

4ª CRES Baturité

Compõe a Macrorregião de Fortaleza

Av. Francisco Braga Filho 1015- Conselheiro Estelita
CEP:62.760-00
Fone: (85) 3347-4220 à 4227
FAX: (85) 3347-4220
e-mail: baturite@saude.ce.gov.br
Coordenadora: Maria Fátima Ferreira de Oliveira
Total populacional: 134.185 hab

Composição municipal (microrregião):

– Aracoiaba 25.388 hab
– Aratuba 13.874 hab
– Baturite 32.034 hab
– Capistrano 16.411 hab
– Guaramiranga 6.071 hab
– Itapiuna 18.965 hab
– Mulungu 9.804 hab
– Pacoti 11.638 hab

5ª CRES Canindé

Compõe a Macrorregião de Fortaleza

Rua Célio Martins nº 736
Bairro: Imaculada Conceição
CEP: 62.700-000
Fone:(85) 3343 6800 à 6808
FAX:(85) 3343-6800
e-mail: caninde@saude.ce.gov.br

Coordenadora:
Rosélia Maria Soares Mesquita
Total populacional: 191.981 hab

Composição municipal (microrregião):

– Boa Viagem 52.338 hab
– Canindé 76.212 hab
– Caridade 18.305 hab
– Itatira 16.975 hab
– Madalena 16.737 hab
– Paramoti 11.414 hab

6ª CRES Itapipoca

Compõe a Macrorregião de Fortaleza

Rua Urbano Barbosa, 546 – Centro
CEP: 62.500-000
Fone: (88) 3673.7000 a 7008
FAX:(88) 3673-7001
e-mail: itapipoca@saude.ce.gov.br

Coordenadora: Georgina Freire Machado

Total populacional: 262.261hab

Composição municipal (microrregião):

– Amontada 38.436 hab
– Itapipoca 108.923 hab
– Miraima 12.575 hab
– Trairi 51.491 hab
– Tururu 12.847 hab
– Umirim 19.053 hab
– Uruburetama 18.936 hab

7ª CRES Aracati

Compõe a Macrorregião de Fortaleza

Travessa Nossa Senhora dos Prazeres, n.º 363 –
Centro, CEP: 62.800-000
Fone:(88) 3446 2590 à 2598
FAX: (88) 3446 2595
e-mail: aracati@saude.ce.gov.br

Coordenadora: Ângela Maria Cardoso Gurgel
Total populacional: 156.414 hab

Composição municipal (microrregião):

– Aracati 69.805 hab
– Beberibe 47.057 hab
– Fortim 14.139 hab
– Icapuí 18.084 hab
– Itaiçaba 7.329 hab

8ª CRES Quixadá

Compõe a Macrorregião de Fortaleza

Rua Juscelino Kubitschek, nº 199 – Alto São Francisco
CEP: 63.900-000
Fone:(88) 3445-1000 a 1005
FAX:(88) 3445-1005
e-mail: quixada@saude.ce.gov.br

Coordenadora: Benedita de Oliveira
Total populacional: 292.079hab

Composição municipal (microrregião):

– Banabuiu 17.712 hab
– Choró 13.041 hab
– Ibaretama 13.674 hab
– Ibicuitinga 10.147 hab
– Milhã 14.105 hab
– Pedra Branca 42.394 hab
– Quixada 76.631 hab
– Quixeramobim 59.261 hab
– Senador Pompeu 27.582 hab
– Solonópoles 17.532 hab

9ª CRES Russas

Compõe a Macrorregião de Fortaleza

Av. Dom Lino, n.º508 – Centro
CEP: 62.900-000
Fone: (88) 3411-8500 a 8508
FAX: (88) 3411-8503
e-mail: russas@saude.ce.gov.br

Coordenador: Israel Guimarães Peixoto
Total populacional: 195.277hab

Composição municipal (microrregião):

– Jaguaretama 18.404 hab
– Jaguaruana 32.983 hab
– Morada Nova 69.071 hab
– Palhano 8.348 hab
– Russas 66.471 hab

10ª CRES Limoeiro do Norte

Compõe a Macrorregião de Fortaleza

Rua Coronel Antônio Joaquim, 2135 – Centro
CEP: 62.930-000
Fone:(88) 3423-6950 a 6955
FAX: (88) 3423 6950
e-mail: limoeiro@saude.ce.gov.br

Coordenador: Helmo Nogueira de Sousa
Total populacional: 217.622hab

Composição municipal (microrregião):

– Alto Santo 16.919 hab
– Ererê 6.185 hab
– Iracema 12.419 hab
– Jaguaribara 9.591 hab
– Jaguaribe 37.334 hab
– Limoeiro do Norte 56.361 hab
– Pereiro 15.591 hab
– Potiretama 5.765 hab
– Quixeré 19.468 hab
– São João do Jaguaribe 9.192 hab
– Tabuleiro do Norte 28.797 hab

11ª CRES Sobral

Compõe a Macrorregião de Sobral

Av.Jonh Sanford n.º 2.239 – Junco 
CEP: 62.030-000
Fone:(88) 3614-9277/ 9243/ 9224/ 9225
FAX:(88) 3614-9162
e-mail: sobral@saude.ce.gov.br

Coordenadora: Maria Lucila Magalhães Rodrigues
Total populacional: 598.546hab

Composição municipal (microrregião):

– Alcântaras 10.348 hab
– Carire 19.353 hab
– Catunda 9.641 hab
– Coreau 22.033 hab
– Forquilha 19.396 hab
– Frecheirinha 13.646 hab
– Graça 15.190 hab
– Groairas 9.303 hab
– Hidrolândia 17.509 hab
– Ipu 41.266 hab
– Irauçuba 21.606 hab
– Massapê 34.579 hab
– Meruoca 12.098 hab
– Moraujo 7.702 hab
– Mucambo 15.396 hab
– Pacujá 6.204 hab
– Pires Ferreira 8.647 hab
– Reriutaba 24.555 hab
– Santa Quitéria 43.994 hab
– Santana do Acarau 29.394 hab
– Senador Sá 5.975 hab
– Sobral 178.915 hab
– Uruoca 12.547 hab
– Varjota 19.249 hab

12ª CRES Acaraú

Compõe a Macrorregião de Sobral

Rua Capitão Diogo Lopes nº 233
CEP:62.580-000, Fone: (88) 3661-1905 e 1916
Fax: (88) 3661-1883
e-mail: acarau@saude.ce.gov.br

Coordenador: Lázaro Pereira da Cunha
Total populacional: 199.633hab

Composição municipal (microrregião):

– Acarau 51.915hab
– Bela Cruz 30.393 hab
– Cruz 24.533 hab
– Itarema 34.435 hab
– Jijoca de Jericoacoara 17.348 hab
– Marco 20.189 hab
– Morrinhos 20.820 hab

13ª CRES Tianguá

Compõe a Macrorregião de Sobral

Rodovia Ce, .nº187, Km 2 – Frecheiras.
CEP: 62.320-000
Fone: (88) 3671-9300 a 9305
FAX: (88) 3671-9302
e-mail: tiangua@saude.ce.gov.br

Coordenadora: Marta Ângela Sobreira Vanderlei
Total populacional: 288.897hab

Composição municipal (microrregião):

– Carnaubal 16.593 hab
– Croatá 17.068 hab
– Guaraciaba do Norte 39.054 hab
– Ibiapina 23.967 hab
– São Benedito 42.614 hab
– Tianguá 70.032 hab
– Ubajara 30.263 hab
– Viçosa do Ceará 49.306 hab

14ª CRES Tauá

Compõe a Macrorregião de Fortaleza

Rua Moacir Pereira Gondim , nº 88 – Colibris
CEP: 63.600-000
Fone: (88) 3437-1086/ 1634
FAX: (88) 3437 1665
e-mail: taua@saude.ce.gov.br

Coordenadora: Maria Dulce Feitosa
Total populacional: 109.810hab

Composição municipal (microrregião):

– Aiuaba 15.496 hab
– Arneiroz 7.663 hab
– Parambu 34.191 hab
– Tauá 52.460 hab

15ª CRES Crateús

Compõe a Macrorregião de Sobral

Rua Firmino Rosa, s/n – Centro
CEP: 63.700-000
Fone:(88) 3692 3370 à 3375
FAX:(88) 3692-3371
e-mail: crateus@saude.ce.gov.br

Coordenadora: Maria Socorro Leitão Lima
Total populacional: 294.166 hab

Composição municipal (microrregião):

– Ararenda 10.588 hab
– Crateús 74.506 hab
– Independência 26.310 hab
– Ipaporanga 11.583 hab
– Ipueiras 40.872 hab
– Monsenhor Tabosa 17.045 hab
– Nova Russas 30.057 hab
– Novo Oriente 25.415 hab
– Poranga 12.314 hab
– Quiterianópoles 19.750 hab
– Tamboril 25.726 hab

16ª CRES Camocim

Compõe a Macrorregião de Sobral

Rua José Maria Veras n.º 1486
CEP: 62.400-000
Fone: (88) 3621 6480 à 6486
FAX: (88) 3621-6486
e-mail: camocim@saude.ce.gov.br

Coordenadora: Maria Ione de Sousa
Total populacional: 152.353 hab

Composição municipal (microrregião):
– Barroquinha 14.765 hab
– Camocim 59.203 hab
– Chaval 13.526 hab
– Granja 54.424 hab
– Martinópole 10.435 hab

17ª CRES Icó

Compõe a Macrorregião de Fortaleza

Rua Monsenhor Frota, s/n – Centro
CEP: 63.430-000
Fone:(88) 3561-5500 a 5508
FAX: (88) 3561-5505
e-mail: ico@saude.ce.gov.br

Coordenadora: Luciana Barreto Araújo
Total populacional: 167.694hab

Composição municipal (microrregião):

– Baixio 5.989 hab
– Cedro 25.025 hab
– Icó 64.267 hab
– Ipaumirim 11.758 hab
– Lavras da Mangabeira 31.590 hab
– Orós 22.028 hab
– Umari 7.037 hab

18ª CRES Iguatu

Compõe a Macrorregião de Fortaleza

Rua 13 de Maio, s/n – Planalto
CEP: 63.500-000
Fone:(88) 3581-9400 a 9405, 9411 a 9413
FAX: (88) 3581-9401
e-mail: iguatu@saude.ce.gov.br

Coordenadora: Maria Gilvânia Bezerra Gomes
Total populacional: 296.997hab

Composição municipal (microrregião):

– Acopiara 45.334 hab
– Carius 19.184 hab
– Catarina 18.625 hab
– Iguatu 94.099 hab
– Irapuan Pinheiro 8.712 hab
– Jucás 23.937 hab
– Mombaça 41.540 hab
– Piquet Carneiro 13.167 hab
– Quixelô 15.525 hab
– Saboeiro 16.874 hab

19ª CRES Brejo Santo

Compõe a Macrorregião de Cariri

Rua Mel. Antônio Cabral, n.º 609 – Centro
CEP: 63.260-000
Fone: (88) 3531- 4800 à 4805
FAX: (88) 3531 4800
e-mail: brejosanto@saude.ce.gov.br

Coordenadora: Emery Ciana Figueiredo Vidal
Total populacional: 205.196 hab

Composição municipal (microrregião):

– Abaiara 8.810 hab
– Aurora 25.813 hab
– Barro 20.549 hab
– Brejo  Santo 42.533 hab
– Jati 7.608 hab
– Mauriti 44.536 hab
– Milagres 31.643 hab
– Penaforte 7.512 hab
– Porteiras 16.192 hab

20ª CRES Crato

Compõe a Macrorregião de Cariri

Av. Perimetral Dom Francisco, s/n – Pinto Madeira
CEP: 63.100-000
Fone: (88) 3102 1254 / 1255 / 1256 / 1257
FAX: (88) 3523 2441
e-mail: crato@saude.ce.gov.br

Coordenadora: Maria de Lourdes Coêlho Alencar  Barreto
Total populacional: 319.256hab

Composição municipal (microrregião):

– Altaneira 6.429 hab
– Antonina do Norte 7.720 hab
– Araripe 21.478 hab
– Assaré 21.962 hab
– Campos Sales 27.512 hab
– Crato 116.661 hab
– Farias Brito 22.606 hab
– Nova Olinda 12.689 hab
– Potengi 9.982 hab
– Salitre 15.013 hab
– Santana do Cariri 18.076 hab
– Tarrafas 8.438 hab
– Várzea Alegre 37.833 hab

21ª CRES  Juazeiro do Norte

Compõe a Macrorregião de Cariri

Rua das Flores, nº 942. – Romeirão
CEP: 63.050-290
Fone: (88) 3102 -1160 a 1165
FAX: (88) 3102-1163
e-mail: juazeiro@saude.ce.gov.br

Coordenadora: Fabiana de Sousa Alves
Total populacional: 398.477hab

Composição municipal (microrregião):

– Barbalha  54.346 hab
– Caririaçu 29.486 hab
– Granjeiro 5.767 hab
– Jardim 28.495 hab
– Juazeiro do Norte 244.942 hab
– Missão Velha 35.441 hab

Plano Diretor de Regionalização (PDR) 2006