30 de agosto: dia de mutirão de cirurgias do quadril e joelho no HGF

22 de agosto de 2008 - 03:00

Dia 30, o Hospital Geral de Fortaleza realiza mais um mutirão de cirurgias do Programa Vida Nova, lançado pela Secretaria da Saúde do Estado para reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas. Serão feitas 12 cirurgias. Seis de prótese de joelho e a outra metade de cirurgia de quadril.

A aposentada Maria Mourão Cavalcante é uma das pacientes que serão operadas neste sábado. Com dores nos dois joelhos, há quarenta anos dona Maria tem dificuldades de andar e fica quase todo o dia sentada ou deitada.

A maioria dos pacientes do mutirão da traumatologia tem mais de 50 anos. A causa mais comum, segundo o chefe de ortopedia do HGF, Manoel Diógenes Teixeira, é a artrose que atinge em torno de 20 por cento da população acima dos 50.       

Na semana são realizadas três cirurgias de prótese no HGF. ¨Com os mutirões de finais de semana, ampliamos esse número e aliviamos o sofrimento de quem está na fila de espera. Tem gente que está esperando cirurgia há oito, sete, seis anos¨, afirma Manoel Diógenes Teixeira.

6.616 pessoas saíram da fila de espera por cirurgias eletivas no Ceará nos últimos quatro meses. Esse é o resultado do Programa Vida Nova, lançado pelo Governador Cid Ferreira Gomes no último dia 20 de junho. Mesmo antes de ser lançado, o programa, que já estava em execução desde abril, promovia vida nova para muita gente. Nesses quatro meses, de abril e julho, pacientes de diferentes municípios cearenses ficaram livres de dores e da agonia da espera.

O Programa Vida Nova é um investimento de R$ 20 milhões, recursos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde, para reduzir a fila de cirurgias eletivas. O tamanho da fila há quatro meses era de 22.360 pessoas. Dezenas de hospitais estão envolvidos no programa. Além dos hospitais da rede estadual de saúde, outras unidades da rede complementar de saúde e do Interior também realizam cirurgias eletivas.