QualificaAPSUS Ceará

Qualificação da Atenção Primária à Saúde do Ceará

 

Para reorganizar o modelo de atenção primária à saúde da população, a partir da reestruturação da atenção primária nos municípios, em 2014 foi iniciada a Planificação da Atenção Primária à Saúde no Ceará. Proposta do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e realizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) com o apoio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a planificação teve as primeiras oficinas de atualização e capacitação dos profissionais da atenção primária realizadas em Tauá, onde foi desenvolvido o Laboratório de Atenção Primária à Saúde.

 

A qualificação da Atenção Primária à Saúde também tem ocorrido em outros municípios cearenses, como Sobral e Fortaleza, por iniciativa própria, no mesmo modelo de atenção à saúde praticado em Tauá. Os resultados alcançados na reorganização e qualificação dos processos de trabalho com impacto na melhoria dos indicadores de saúde desses municípios, fez com que a Sesa lançasse a expansão da planificação, através do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde – QualificaAPSUS Ceará.

 

O Projeto QualificaAPSUS Ceará foi lançado pela Secretaria da Saúde do Estado em janeiro de 2016 com o objetivo de subsidiar a reorganização do modelo de atenção a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e, consequentemente, da implantação e implementação das Redes de Atenção (RAS). As oficinas são intercaladas com a tutoria para a aplicação dos conteúdos teóricos na prática diária das equipes da atenção primária na unidade básica de saúde. Os participantes das oficinas fazem a multiplicação dos conteúdos nos municípios, com o apoio das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), e atuam como facilitadores na reestruturação da atenção primária. Essas atividades proporcionam instrumentos, ferramentas, tecnologias de planejamento e de organização do trabalho para a qualificação da atenção primária.

 

O QualificaAPSUS está vinculado à Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde da Sesa, cuja missão é fortalecer as Políticas de Saúde no âmbito das Redes de Atenção. A consolidação das Redes de Atenção à Saúde depende de uma Atenção Primária à Saúde (APS) que cumpra seu papel de responsabilização, coordenação e resolução dos problemas de saúde da população, garantindo, sobretudo, a longitudinalidade e a integralidade do cuidado em saúde. Assim, o Projeto QualificaAPSUS Ceará é estratégico para o Estado, no intuito de se obter melhores resultados sanitários e econômicos no âmbito do SUS.

 

Objetivo/ Estratégia/ Metodologia

 

Oficinas e capacitações complementares

 

Selos de Gestão da Qualidade na Atenção Primária à Saúde

 

Adesão Municipal

 

Coordenação

 

Apostilas