HSM abre ambulatório para tratamento de TDAH em adultos

30 de junho de 2020 - 10:31 # # # #

Assessoria de Comunicação do HSM
Repórter:
Milena Fernades
Arte gráfica: Fábio Santos

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, passa a contar com um ambulatório específico para diagnóstico e tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O serviço foi criado por médicos da Residência em Psiquiatria da unidade e é destinado a pessoas com idade a partir de 16 anos.

Os atendimentos no Ambulatório de Transtornos de Atenção e Impulsividade (ATAI) podem ser agendados pelo e-mail ataiambulatorio@gmail.com ou pelo telefone (85) 98888-8200. Os interessados devem apresentar o encaminhamento de um médico e serão avaliados em uma consulta online pela equipe do HSM. Após esta etapa, as pessoas diagnosticadas com TDAH darão início ao tratamento recomendado. Devido à pandemia, o acompanhamento é feito por videochamadas.

Sinais e sintomas

Os sintomas do TDAH giram em torno da atenção. De acordo com especialistas, é muito comum pessoas com o transtorno serem tachadas de dispersas e desatentas, o que acaba piorando a situação. Por isso, é fundamental buscar a ajuda de profissionais especializados, como psiquiatras e psicólogos.

“Muitas vezes, a medicação é transformadora. Temos depoimentos de pacientes que relatam o quanto conseguiram ficar atentos, com maior concentração e mais motivados para as tarefas do cotidiano. Com o uso correto das medicações, as chances de um bom resultado no tratamento chegam a 90%”, afirma o médico psiquiatra e preceptor da Residência em Psiquiatria do HSM, Alexandre Sampaio.

A Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA) estima que 4% da população adulta pode ter déficit de atenção e, aproximadamente, 80% dos casos tiveram início na infância. O TDAH em adultos pode prejudicar relacionamentos, desempenho profissional e provocar baixa autoestima. Alexandre Sampaio explica que, em muitos casos, as pessoas não sabem que possuem o transtorno porque não foi feito o diagnóstico precoce.

“No adulto, esse tipo de transtorno é apresentado com pouca hiperatividade e mais desatenção. As queixas mais comuns dos pacientes com TDAH são a falta de concentração e a impulsividade. Eles não conseguem, por exemplo, fazer um planejamento a longo prazo e acabam cedendo ao prazer imediato. Com uma capacidade executiva menor, acabam optando por ações de ganho rápido, o que traz prejuízos nas áreas profissionais e acadêmicas”, pontua o psiquiatra.

Ainda segundo o médico, quem se identificar com alguns dos sintomas relacionados ao TDAH deve procurar um posto de saúde para receber o devido encaminhamento e, posteriormente, dar início ao tratamento. A psiquiatra Nayana Holanda, que trabalha no ambulatório, conta que os pacientes são acompanhados por enfermeiros, psicólogos e psiquiatras a partir de abordagens farmacológicas e psicossociais, visando o controle das patologias primárias e de eventuais comorbidades.

“Com essa atuação, os pacientes apresentam melhoras nas suas funcionalidades, com readaptação em atividades laborais, sociais e acadêmicas, além de possibilitar maior bem-estar psicológico”, explica Nayana.

Transmissão ao vivo

No dia 16 de julho, às 19h30, os profissionais do ATAI participarão de uma transmissão ao vivo pela internet sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O objetivo da iniciativa é fornecer informações para a população sobre o serviço, bem como orientar a respeito do problema. A live será transmitida pelo canal no YouTube da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

Serviço

Ambulatório de Transtornos de Atenção e Impulsividade (Atai) – para pessoas acima de 16 anos
Telefone para contato: (85) 98888-8200
Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM)
Rua Vicente Nobre de Macedo, s/n – Messejana – Fortaleza – CE