Com cartas, profissionais da unidade são homenageados por alunos de escolas públicas

7 de janeiro de 2021 - 15:28 # # #

Assessoria de Comunicação do HM
Texto e fotos: Jéssica Fortes

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará, montou um painel de cartas em agradecimento aos profissionais da unidade pela atuação no combate à Covid-19 no Estado. A homenagem, em alusão ao Dia da Gratidão, celebrado nesta semana, foi realizada por 25 alunos do 6° ao 9° ano das Escolas Municipais Professora Fernanda Maria de Alencar Colares e Angélica Gurgel, localizadas nos bairros Lagoa Redonda e Messejana, respectivamente.

A iniciativa foi do professor de artes Eudiston Paixão, que pediu aos estudantes que fizessem desenhos e cartas agradecendo os profissionais cearenses que estão na linha de frente na luta contra a pandemia do novo coronavírus. “Com a suspensão das aulas presenciais, nós, professores, precisamos nos reinventar. Pedi diversas atividades para entender como estava sendo o isolamento desses alunos, como eles se sentiam em relação ao problema que estávamos enfrentando, e pedi mensagens para os profissionais que estavam lutando contra esse inimigo invisível. O resultado foi incrível”, afirmou o docente.

As cartinhas foram escritas entre os meses de maio e outubro, e entregues na unidade hospitalar no fim de dezembro durante o treinamento do uso do capacete Elmo, no qual Eudiston participou como ator. “Quando fui convidado para participar do treinamento, vi a oportunidade de entregar as cartas. Foi uma forma de agradecimento, uma demonstração de carinho e gratidão a essas pessoas que dedicam-se na árdua missão de cuidar”, acrescentou o professor.

Em alusão ao Dia da Gratidão, celebrado no dia 6 de janeiro, estudantes escreveram cartas para homenagear trabalho de profissionais da saúde durante pandemia do novo coronavírus

Coordenador do Serviço de Educação Continuada de Enfermagem do HM, Rodrigo Tavares Dantas recebeu com alegria o pacote de cartas. “Foi muito bom receber essa demonstração de afeto, esse carinho, essa mobilização social de reconhecimento ao nosso trabalho. Fiquei bastante tocado com essa atitude tão bonita do professor e com as mensagens dos alunos”.

Homenagens

Uma dessas mensagens foi do aluno do 6° ano Pedro da Silva Albuquerque. “Meus heróis são em quadrinhos e gibis, mas agora tenho super-heróis de verdade (…) Aqui, meus parabéns pelas vidas que foram salvas, pelo carinho e amor com que cuidam das pessoas”, escreveu o menino.

O painel de cartas está montado no hall principal da unidade e chama atenção de todos que passam pelo local. A enfermeira Daniele Maria Rebouças conta que ficou emocionada com a sensibilidade das crianças. “Eles enxergaram os profissionais atuando e agradeceram o nosso trabalho. É gratificante e emocionante. Li as cartinhas e senti a importância que eles veem no nosso trabalho, desde o motorista da ambulância até os profissionais que estão diretamente no cuidado com os pacientes. Fiquei realmente emocionada”.