Central de Ventiladores Mecânicos valida respiradores adquiridos pelo Governo do Estado

21 de maio de 2020 - 10:09 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP
Repórter:
Jackson de Moura
Fotos: David Tomás

Criada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER) validou os 200 respiradores que chegaram nesta semana ao Estado e recebeu profissionais para testes e treinamentos.

Por mais de três horas, a equipe formada por intensivistas, engenheiro clínico e técnicos analisaram as funcionalidades dos equipamentos. “Os ventiladores têm as características e funcionalidades necessárias para atender pacientes graves, que precisam de suporte ventilatório 24 horas por dia”, avaliou o superintende da Escola de Saúde Pública do Ceará, Marcelo Alcantara, que coordena a CVMER.

Os respiradores chegaram da China na última segunda-feira, 18, e serão essenciais para implantação de novos leitos de UTIs para tratar pacientes com Covid-19 na capital e interior do Estado. Os equipamentos já estão sendo encaminhados pela Secretaria da Saúde do Ceará às unidades da rede estadual e vão reforçar ainda mais o atendimento à população.

“O respirador é de fácil instalação. A comunicação das informações é clara e os profissionais de saúde não terão dificuldade de manuseá-los. A interface é amigável”, destaca o engenheiro clínico da CVMER, David Guaribara.

Também participaram da análise representantes da empresa transportadora dos equipamentos, equipe da Central e fisioterapeutas que receberam treinamento acerca do uso do equipamento. Eles serão facilitadores de um curso básico, organizado pela ESP/CE, sobre ventilação mecânica para os profissionais de saúde que atuam na linha de frente.

“A expectativa é oferecer o treinamento na modalidade de ensino a distância para cerca de 1500 profissionais de saúde do estado do Ceará. O curso conta com vídeos instrucionais, mostrando como funciona o novo ventilador mecânico para que o profissional de saúde lá da ponta consiga fazer a melhor utilização com a maior segurança e eficácia possível”, explica Marcelo Alcantara.

Curso Básico sobre Ventilação Mecânica

A primeira turma deve finalizar o curso EAD sobre ventilação mecânica básica no final deste mês. A carga horária é de 16 horas-aula. Dividido em três módulos, o treinamento aborda o processo de ventilação mecânica e a retirada do suporte ventilatório quando ocorre a evolução do quadro de saúde do paciente.

A formação é apoiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e conta com vinte tutores e uma equipe de supervisores especializada em pneumologia e medicina intensiva.
O principal objetivo do curso é capacitar médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que atuam na linha de frente da Covid-19.

CVMER

Estratégica no enfrentamento à Covid-19, a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios recebe doações ou destina para consertos ventiladores mecânicos ou componentes dos equipamentos.

O conserto ocorre por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e outros órgãos voluntários. Na Central, é realizado o inventário de todos os ventiladores mecânicos existentes na rede hospitalar do Ceará.

Ouça

O superintende da Escola de Saúde Pública, Marcelo Alcantara, explica a importância do teste nos aparelhos.

O superintende da Escola de Saúde Pública, Marcelo Alcantara, fala sobre a característica dos aparelhos, recém-importados da China.