Caminhada ajuda na recuperação de pacientes

23 de outubro de 2019 - 14:42 # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Repórter/Fotos: Jéssica Fortes

Nas terças e quintas-feiras pela manhã, o Bosque dos Eucaliptos do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, do Governo do Ceará, recebe a movimentação e a alegria de pacientes companhados pelo Projeto Caminhada no Bosque. Voltado para aqueles que concluíram os três meses de tratamento no Programa de Reabilitação Pulmonar, o projeto de extensão visa devolver autonomia, convívio social e consequentemente, diminuir as internações desses pacientes. A ação é acompanhada por profissionais de saúde da unidade hospitalar que combinam terapia com atividade física.

A aposentada Francisca dos Santos Felinto, 77, não perde um dia de caminhada. Acompanhada no Hospital de Messejana há 14 anos, após o diagnóstico de enfisema pulmonar e de diversas internações, ela resgatou no grupo a alegria que havia perdido.

“Fiquei várias vezes internada, já fui até para UTI por conta da minha doença, mas depois que comecei a fazer os exercícios e a participar desse grupo, me sinto mais forte, mais animada. Adoro estar aqui com a turma, me sinto feliz. Até as minhas crises diminuíram”, explica a paciente.

A fisioterapeuta e coordenadora da Reabilitação Pulmonar, Maria Tereza Morano, ressalta que os pacientes reabilitados que participam da Caminhada no Bosque demonstram uma melhora significa no quadro clínico.

“Percebemos a diminuição nas internações hospitalares em até 75%. Isso mostra que eles foram conscientizados sobre a importância do exercício físico em suas vidas. Com a mudança de hábitos, eles conquistam mais qualidade de vida e autonomia nas atividades diárias”, acrescenta Maria Tereza.

Acompanhamento multidisciplinar

O coordenador do Projeto Caminhada no Bosque, o fisioterapeuta Edmar Lima, conta que o grupo é acompanhado por fisioterapeutas e educadores físicos da Universidade de Fortaleza (Unifor), que tem parceria com o Hospital de Messejana. Os participantes também são assistidos pela equipe multidisciplinar do hospital.

“Aqui eles aprendem a respirar melhor, ganham mais independência nas atividades domésticas, maior flexibilidade, força e resistência muscular”, destaca Edmar Lima.

Entre os pacientes assistidos pelo projeto está o bombeiro hidráulico Benedito da Silva, 60.

“Cheguei no hospital muito debilitado. Aprendi a importância dos exercícios e sei que eles ajudam a respirar melhor. Sem falar nas amizades que fiz aqui, essa convivência me faz feliz. Hoje pareço outra pessoa”, conta o paciente.

Caminhada no Bosque

Criado há 13 anos, o Projeto Caminhada no Bosque foi desenvolvido para que os pacientes fossem
conscientizados sobre a qualidade de vida na prática diária de atividades físicas. O grupo participa de caminhada de até um quilômetro, exercícios nos aparelhos de musculação e aulas com técnicas da medicina tradicional chinesa, como o Tai Chi Chuan. Os pacientes são orientados também como fazer exercícios em casa. Recentemente os pacientes foram inseridos em outro projeto do Hospital de Messejana, o Coral Viva o Ar.