Hospital orienta pacientes para exames endoscópicos e de imagem

30 de setembro de 2019 - 08:46 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter:Wescley Jorge
Estagiária:Alice Guilherme
Arte gráfica: Jeorge Farias

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Estado, oferece uma série de exames no Centro de Imagem e no Serviço de Endoscopia, como por exemplo, a colonoscopia, endoscopia, ecografia, Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), tomografia computadorizada, holter, ultrassonografia geral, mapa, urodinâmica, além de outros exames que auxiliam a assistência em saúde como um todo. Para um diagnóstico mais completo e eficaz, podem ser requeridos alguns exames que necessitam de preparo prévio do paciente.

Como aconteceu com Francisco Ilson da Silva, 59 anos, que chegou na unidade hospitalar por meio do posto de saúde do bairro. Após uma consulta houve a necessária da realização de exames mais especializados para confirmação do diagnóstico. Para avaliar a situação foi requerida uma ecoendoscopia, exame realizado com um aparelho de ultrassonografia especializado nos órgãos internos do paciente, que capta som e imagem, possibilitando uma melhor visualização do trato digestivo.

O paciente, antes de fazer o procedimento, foi orientado pela equipe de enfermagem a ficar oito horas em jejum, além de evitar carnes vermelhas e derivados de leite. “O atendimento foi excelente, entendi bem as instruções, foram claras e objetivas. Segui todas como fui orientado”, conta o paciente Francisco Ilson.

De acordo com Paulo Prado, chefe do setor de Diagnóstico por Imagem do HGCC, é importante não haver resíduos no trato intestinal no momento de realização desse tipo exame. Por isso, é necessário seguir as orientações de preparação dadas pelo médico e repassadas pela equipe de enfermagem. “Seguir as orientações interfere diretamente no resultado do exame podendo beneficiar ou prejudicar o andamento. As orientações previnem complicações no quadro do paciente, alergias às substâncias aplicadas durante a sedação, ajudam os aparelhos na detecção de anomalias e permitem um diagnóstico preciso”, destaca o médico.

Gysele Freitas, enfermeira do setor de Endoscopia, ressalta também a importância do acompanhante nestes momentos. Eles auxiliam, dão apoio e ajudam após o procedimento. “É recomendável que o paciente tenha alguém por perto depois do exame”.

Para ter acesso a exames no Hospital César Cals, é necessário ser encaminhado pelo posto de saúde, no caso de pacientes que moram em Fortaleza, ou pelas secretarias municipais de saúde, para os pacientes que moram em outras cidades do estado. As consultas e exames são agendados previamente.

Cuidados que devem ser seguidos antes da realização de exames no hospital:

Ultrassonografia Abdominal

O paciente deve comparecer ao hospital em jejum de pelo menos 6h.

Colonoscopia

Véspera do exame
– Alimentação leve, após o almoço ingerir apenas líquido de cor clara, água ou suco. Evitar leite e suco de frutas vermelhas como melancia, acerola ou morango.
– Ingerir 4 comprimidos Lacto-purga ou Dulcolax.

Dia do exame
– Tomar 1 comprimido de Plasil ou Plamet antes do Monitol e 4 antes do exame.
-Tomar 500 ml de Monitol com 100 ml de suco de laranja ou limão. Depois seguir jejum total.
Comparecer ao Serviço de Endoscopia do HGCC com um acompanhante, a solicitação do médico e a marcação de exame.

Tomografia com contraste

– Jejum de 6 horas.
– Suspender o uso de medicamentos de Metformina 24h antes do exame e 48h após o exame.
– Tomar 1 comprimido de Prednisona 20mg de 12 em 12 horas. No dia anterior ao exame 1 comprimido 2h antes do exame.
– Ingerir 2 comprimidos de Ranitidina150mg, 12h antes do exame.
– Trazer no dia do procedimento, exames anteriores de imagem (tomografia, ultrassom, entre outros)
– Levar exame de ureia e creatinina com validade de quatro meses.
Comparecer ao HGCC com um acompanhante.

Endoscopia

– Evitar leite e seus derivados no dia anterior e seguir jejum de 8h.
Comparecer ao Serviço de Endoscopia do HGCC com acompanhante.