ESP/CE inicia 2ª turma do Curso de Qualificação de Doação de Órgãos e Transplantes

24 de novembro de 2021 - 14:30 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto e fotos: Daniel Araújo


A iniciativa faz parte do Projeto de Educação Permanente em Transplantes – 2021 e será ofertada prioritariamente para 30 profissionais de saúde

Resultado de parceria entre a Central de Regulação em Transplantes (Cetra) e a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o Curso de Qualificação do Processo de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes iniciou, nesta quarta-feira (24), as atividades de sua segunda turma.

A iniciativa, que faz parte do Projeto de Educação Permanente em Transplantes – 2021, será ofertada prioritariamente para 30 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos que atuam em unidades hospitalares notificantes de potenciais doadores de órgãos e tecidos para fins de transplantes.

O curso tem carga horária de 40 horas e tem como objetivo fortalecer a rede de procura e doação de órgãos, tecidos, células e partes do corpo humano, responsável por assegurar a notificação de morte, a avaliação e o acompanhamento de doadores e de suas famílias, sob coordenação da Cetra.

A ideia do projeto é estimular a capacitação permanente desses profissionais de modo que eles contribuam como membros de uma Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) devidamente instituída, fortalecendo a rede de procura de órgãos, bem com o trabalho na assistência, principalmente nas emergências e Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

As atividades da turma atual seguem nos próximos dias 25 de novembro e 3 de dezembro de 2021. A primeira turma foi lançada no primeiro semestre deste ano, também sob coordenação do Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats) da ESP/CE. Cerca de 90 profissionais já foram capacitados.

Doação de órgãos

A fim de aprofundar o debate sobre a doação de órgãos e tecidos no Brasil, a Sesa lançou este ano um guia com recomendações técnicas para os profissionais das CIHDOTT. O documento reúne aspectos legais, formulários, fluxos e rotinas instituídas pela Central Estadual de Transplantes direcionados para profissionais da Saúde que atuam nas Comissões. As orientações seguem diretrizes do Ministério da Saúde (MS) e de manuais técnicos atualizados, incluindo instruções implementadas pós-pandemia de Covid-19.

No Ceará, até novembro deste ano, foram realizados 1.207 transplantes, de acordo com dados dos Indicadores de Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos disponíveis na página do IntegraSUS. Durante todo o ano de 2020, 1.112 procedimentos foram feitos. Entre os principais transplantes realizados estão o de córnea (633) – cuja fila de espera está zerada desde dezembro de 2016 –, o de fígado (179), o de rim de pessoas falecidas (178), e de medula óssea (88).