Trabalho da Sesa é reconhecido na Medalha e Prêmio do Mérito Funcional
12 de fevereiro de 2026 - 12:55 #medalha e prêmio do mérito funcional #serviço de remoção de corpos #SVO
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Evelyn Ferreira
Fotos: Thamires Oliveira

Serviço já realizou mais de 1.200 remoções desde o início das atividades
O Projeto de Remoção de Corpos, do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) Dr. Rocha Furtado, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foi reconhecido pela Medalha e Prêmio do Mérito Funcional – Edição 2025. O resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na edição da última segunda-feira (9).
A servidora Anacélia Gomes de Matos Mota, diretora-geral do SVO, foi quem inscreveu a iniciativa e representou o SVO cearense. “Esse reconhecimento é muito mais do que uma homenagem institucional. Ele representa a valorização de todo o trabalho que foi feito por trás do Projeto. Desde a mobilização de equipes de saúde até a divulgação do funcionamento”, comemora.
O serviço de remoção de corpos começou as atividades em 2024 e conta com quatro veículos. Até dezembro de 2025, foram realizadas mais de 1.200 remoções. A população de Fortaleza pode solicitar o serviço 24 horas, todos os dias da semana, por meio dos telefones de regulação: (85) 98105-1133 / (85) 98228-9756 / (85) 3125-8847.
“O trabalho de remoção de corpos, além de estar cumprindo uma exigência do Ministério da Saúde, ele também tem o papel de garantir a agilidade e a organização desse fluxo, respeitando as famílias. E muitas delas são vulneráveis, não têm condições de fazer esse transporte do corpo por meio de funerárias”, explica a diretora-geral.
O SVO é referência estadual na realização de necropsias destinadas à elucidação de mortes naturais não definidas.
“Ter esse serviço reconhecido e, acima de tudo, representar a Sesa, reafirma a importância da vigilância do óbito dentro da saúde pública. A gente consegue nortear várias ações nesse âmbito, justamente quando a gente informa nossos dados”, reforça a gestora.
Outras iniciativas
Ao todo, o prêmio reconheceu 13 trabalhos de diversos órgãos do Estado. Confira aqui todos os agraciados.
A Sesa contou com outras iniciativas inscritas. Confira:
– Projeto Lidera Samu 192 Ceará, da servidora Lívia Romero de Moura (Samu 192 Ceará).
– Programa Papo Cabeça, da servidora Kamilla Tomé Júlio (Célula de Qualidade de Vida, Segurança e Medicina do Trabalho – Ceqvi);
– Programa Maternar Saudável, da servidora Ana Patrícia Escossio dos Santos Marques (Célula de Qualidade de Vida, Segurança e Medicina do Trabalho – Ceqvi);
– Programa Saúde do Trabalhador, da servidora Maria Marlinda Pinheiro dos Santos (Célula de Qualidade de Vida, Segurança e Medicina do Trabalho – Ceqvi);
– Programa de Desenvolvimento de Equipes, da servidora Luciana Pinheiro de Alencar (Célula de Desenvolvimento de Pessoas – Cedep).
Sobre a Medalha
A Medalha e Prêmio do Mérito Funcional é concedida anualmente ao trabalhador de qualquer um dos órgãos do Governo do Ceará que se destaque no exercício de suas funções, por meio do desenvolvimento de ação inovadora nas diversas áreas de atuação da Administração Pública Estadual. A iniciativa é coordenada pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP/CE) e tem como objetivo reconhecer e valorizar práticas que contribuam para o aprimoramento dos serviços públicos prestados à sociedade.