Bebês da Unidade Canguru do HUC participam de ensaio fotográfico em clima de Carnaval

10 de fevereiro de 2026 - 13:48 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HUC
Texto: Radene Fortaleza
Fotos: Thiago Freitas

Bebês foram acomodados em cenário colorido e alegre

O clima de Carnaval chegou de forma especial à Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) do Hospital Universitário do Ceará (HUC). Os recém-nascidos internados no equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) participaram de um ensaio fotográfico temático, que contribuiu para a humanização do ambiente hospitalar e proporcionou às famílias um momento de acolhimento e fortalecimento de vínculos.

Com fantasias e adereços delicados, cercadas de cores e com todos os cuidados necessários para garantir a segurança e o bem-estar dos bebês, as fotos marcaram o primeiro Carnaval dos recém-nascidos.

“Esse carinho em fotos é algo que não tem preço”, diz Claudenia, mãe das gêmeas Yngrid e Ysabela

Entre as mães está Antônia Claudenia de Paula, de 39 anos, mãe das gêmeas Yngrid e Ysabela de Paula, que nasceram prematuras, com 31 semanas de gestação. Para ela, o ensaio fotográfico marcou de forma especial a comemoração do primeiro mês de vida das filhas.

As meninas receberam fantasia de abelhinhas

“Celebrar o primeiro mês de vida das minhas filhas foi muito emocionante. Mesmo passando por um momento delicado, poder ter esse registro, esse carinho em fotos, é algo que não tem preço. É a primeira vez que tiramos fotos juntas. Essa lembrança vai ficar para sempre”, destacou.

Máscaras e adereços passaram pro processo de higienização

A coordenadora da UCINCa, Jane Kelli dos Santos Valentim, ressaltou o significado da ação para as famílias e para a equipe. “Como coordenadora da UCINCa, ver nossos recém-nascidos registrados em seu primeiro Carnaval foi um momento de grande significado. Essas fotos representam muito mais do que imagens: simbolizam cuidado, acolhimento, humanização e a esperança que envolve cada vida que chega até nós”, afirmou.

“Meu Primeiro Carnaval” foi o tema escolhido

Segundo Jane Kelli, mesmo em um ambiente hospitalar é possível promover momentos de alegria e afeto. “Respeitando sempre a segurança e o bem-estar dos nossos pequenos, conseguimos levar leveza e conforto às famílias em um período sensível. Esse gesto fortalece o vínculo com os pais e reforça que o cuidado vai além da assistência técnica: ele também é feito de amor, empatia e presença”, completou.

Amor, empatia e presença marcaram o momento