Comitê de Apoio à Governança Regional de Fortaleza empossa novos membros nesta quarta-feira (4)
4 de fevereiro de 2026 - 14:08 #Comitê de Apoio à Governança Regional de Fortaleza #regionalização #SRFOR
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos: Evelyn Ferreira

Comitê conta com representações da sociedade e tem o apoio da SRFOR
Tomaram posse, nesta quarta-feira (4), os novos membros do Comitê de Apoio à Governança Regional de Fortaleza (CGRS), colegiado que tem o intuito de monitorar, acompanhar e elaborar propostas para o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde. A solenidade foi realizada na Escola de Saúde Pública de Fortaleza (ESPFOR).
O comitê é formado por 28 membros titulares, contando com representantes das gestões federal, estadual e municipal; dos consórcios públicos de saúde; do controle social; de prestadores de serviços de referência regional; e de instituições de ensino que atuam na Região.
“Esse comitê traz várias representatividades da sociedade e a gente discute pontos de melhorias e sugestões para que a gente possa fazer um acompanhamento melhor do trabalho na Saúde. Eu digo que é a definição de controle social exercendo o seu papel mais importante dentro do Sistema Único de Saúde e de forma especial em parceria aqui com a Secretaria da Saúde do Ceará”, explica Lino Alexandre, superintendente da Região de Saúde de Fortaleza (SRFOR).

Comitê contará com reuniões mensais
Durante o biênio 2026 – 2027, o comitê seguirá as diretrizes traçadas no Plano de Saúde Regional (PSR), instrumento que apresenta os compromissos da gestão da Região de Fortaleza. O Plano tem o objetivo de orientar a execução, o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da gestão regional.
O CGRS foi instituído a partir da Resolução nº 24 de 2022 da Comissão Intergestores Regional da 1ª Região (CIR Fortaleza), e segue as diretrizes da Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB/CE).
O colegiado realizará reuniões mensais, de forma ordinária e extraordinária, e contará com o apoio da SRFOR. Os temas a serem abordados nos momentos seguintes serão sugeridos pelo próprio Comitê.