Hospital Estadual Leonardo Da Vinci promove ação de palhaçoterapia para pacientes e trabalhadores

27 de janeiro de 2026 - 16:57 # # # #

Assessoria de Comunicação do Helv
Texto e fotos: Ívina Sales Maciel

Como parte das ações da campanha Janeiro Branco, o Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promoveu um momento lúdico de palhaçoterapia, voltado para pacientes e colaboradores das clínicas médicas e cirúrgicas da unidade. A iniciativa reforça o cuidado com a saúde emocional e amplia as estratégias de humanização da assistência hospitalar.

Ação integra atividades do Janeiro Branco e reforça práticas de humanização na unidade

A atividade foi promovida no último sábado (24), pelos núcleos de Psicologia e Serviço Social do Helv, em parceria com o Instituto Meraki, que desenvolve ações sociais em hospitais de Fortaleza com a atuação de palhaços voluntários. Durante as visitas aos leitos, os participantes levaram música, brincadeiras e interações afetivas, contribuindo para tornar o ambiente hospitalar mais leve e acolhedor.

Impacto positivo na experiência do paciente

De acordo com a residente de psicologia Juliana Cruz, que acompanhou a ação, iniciativas como a palhaçoterapia contribuem diretamente para o bem-estar emocional dos pacientes e também impactam positivamente familiares e profissionais de saúde. “A palhaçoterapia possibilita uma pausa na rotina hospitalar, favorecendo a expressão de sentimentos, o fortalecimento emocional e a criação de vínculos”, destacou.

Internada há quase três meses, dona Stella vivenciou um momento de alegria e leveza

Entre os pacientes beneficiados pela atividade esteve Stella Santos, internada na unidade há quase três meses. Para o filho dela, Eduardo Santos, a ação trouxe reflexos perceptíveis no estado emocional da mãe. “É muito gratificante receber essa visita. A gente percebe como isso contribui para a evolução psicológica e emocional do paciente, ajudando até na aceitação do tratamento. Minha mãe se sentiu muito bem, sorriu bastante, algo que já não vinha acontecendo e, quando os palhaços chegaram, trouxeram alegria para o ambiente. Como filho, a gente também se sente melhor ao vê-la assim”, relatou.