Hospital Regional Norte acumula mais de 650 mil atendimentos de urgência e emergência em 13 anos de funcionamento
26 de janeiro de 2026 - 10:53 #13 anos #atendimentos #Hospital Regional Norte (HRN) #HRN #rede sesa #urgência e emergência
Assessoria de Comunicação do HRN
Texto e fotos: Thais Menezes
HRN completa 13 anos como referência em média e alta complexidade na zona norte do Ceará
O Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Sobral, somou 659.799 atendimentos de emergências e urgências entre 2013 e 2026. O equipamento completou 13 anos de funcionamento neste mês de janeiro. Ele é o maior hospital em área do interior da Região Nordeste e referência em média e alta complexidade. A unidade atende uma população estimada em 1,6 milhão de pessoas dos 55 municípios da zona norte do Estado.
O HRN realizou também mais de 110 mil procedimentos cirúrgicos, 118 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil partos e mais de sete milhões de exames de imagem e laboratoriais, ao longo de 13 anos.
Com 459 leitos operacionais, distribuídos entre observação e internação, o hospital oferece assistência 24 horas em diferentes especialidades, incluindo urgências clínicas, cirúrgicas e pediátricas, sendo referência para o atendimento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). O equipamento possui Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Adulto, Pediátrica e Neonatal, áreas de Cuidados Intermediários e de Cuidados Especiais Adulto, além de leitos de Neonatologia, Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher (CASRM) e Banco de Leite Humano.
Equipe multiprofissional do HRN atua diariamente na assistência aos pacientes, garantindo acolhimento, qualidade e resolutividade no atendimento
Desde 2019, o HRN é certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), com selo de Acreditado com Excelência — Nível 3. Este é o nível de acreditação hospitalar mais elevado, refletindo padrões de qualidade, segurança do paciente e gestão integrada.
Assistência humanizada e ensino
Em 2025, o hospital iniciou uma nova frente de cuidado voltada para fortalecer ainda mais a relação com os usuários, com o Comitê de Experiência do Paciente. O grupo reúne representantes da direção, serviços assistenciais, setores de apoio e áreas administrativas, com o objetivo de garantir que a jornada do paciente seja continuamente aprimorada. Com isso, o HRN reforça seu compromisso em aliar técnica, acolhimento e escuta ativa para transformar cada atendimento em um cuidado mais humano e resolutivo.
Entre os pacientes que buscaram assistência na unidade está o comerciante Edimar Ximenes de Arruda, 72 anos, morador de Forquilha. Ele deu entrada na Emergência, no dia 13 de janeiro, com dor abdominal e, após atendimento inicial, foi encaminhado para a Clínica Médica, onde recebeu visitas multiprofissionais e realizou exames para investigação diagnóstica. Ao receber alta, avaliou positivamente o serviço.
“É um hospital muito importante para a região e para todos que dependem do SUS, como eu. Fui informado com paciência sobre meu diagnóstico, todos os dias. Aqui tem muita qualidade e bons profissionais”, afirmou.
Além da assistência, o HRN atua na formação de profissionais de saúde. Em 2025, passou a integrar o Programa de Residência Multiprofissional da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Sesa, com vagas nas áreas de UTI e Cuidado Clínico-Cirúrgico. A unidade também mantém Residência Médica em Neonatologia, Clínica Médica, Pediatria, Emergência, Terapia Intensiva e Ginecologia/Obstetrícia.
Para o diretor-geral do HRN, Carlos Hilton, os treze anos consolidam o papel estratégico da unidade na assistência hospitalar do interior cearense. “O hospital ampliou o acesso e a resolutividade em saúde para milhares de usuários do SUS. A estrutura, os indicadores e o volume de atendimentos demonstram a importância do equipamento para os municípios da zona norte”, destacou.
Comemoração
A banda Tons e Ritmos, do CAPS, realizou acolhimento musical aos colaboradores durante a semana de abertura do aniversário do HRN
Em referência ao aniversário, durante o mês de janeiro o hospital está promovendo uma série de atividades internas com trabalhadores, pacientes e acompanhantes. Estão inclusos, reconhecimento de gestores e colaboradores, distribuição de mudas, arrecadação de resíduos eletrônicos, doação de livros, ações de bem-estar e palestras sobre atendimento humanizado e sustentabilidade. As iniciativas reforçam valores institucionais relacionados à qualidade assistencial, humanização e responsabilidade socioambiental.