Saúde do Ceará disponibiliza mais de mil vagas para programas de Residência Médica e Multiprofissional em 2026

22 de janeiro de 2026 - 16:33 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Foto: Carlos Gibaja

O ingresso dos novos residentes está previsto para o próximo mês de março. No ano passado, a solenidade de acolhimento aconteceu no Centro de Eventos do Ceará (CEC), em Fortaleza

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) reafirmam o compromisso com a qualificação permanente dos profissionais de saúde e disponibilizam, neste ano, um total de 1.074 vagas para Residências Médica (Resmed) e Multiprofissional (Resmulti) – maior número desde a instituição das iniciativas no âmbito da rede pública estadual.

Candidatos do Exame Nacional de Residência (Enare) 2025-2026 podem iniciar o processo de acesso às formações já a partir desta quinta-feira (22), durante a primeira “oportunidade de escolha” dos programas educacionais, conforme o calendário previamente divulgado pela organização.

Considerada a maior do País, a Resmulti da ESP/CE prevê o preenchimento de 613 vagas, que estão distribuídas em 27 áreas de concentração (especialidades). 

Já no campo da Resmed, as duas entidades – Sesa e ESP/CE – abriram, juntas, 461 vagas, com destaque para os primeiros programas formativos do Hospital Universitário do Ceará (HUC), unidade inaugurada em março de 2025.

Segundo o superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, a ampliação dos programas de Residência em Saúde tem sido, cada vez mais, um objetivo estratégico da Saúde do Ceará. “A ESP/CE acaba sendo um polo de captação de profissionais de saúde. Como a gente está muito alinhado às políticas da Sesa, à descentralização e à criação de novos atendimentos, é fundamental esse nosso papel de enxergar os vazios de formação e oportunizar o acesso a essas vagas para podermos melhorar a qualidade dos serviços para a população”, explica o gestor.

Destaques

Dentre os 27 programas da Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti) da ESP/CE, três passarão a integrar o catálogo de formações em 2026: Atenção à Saúde da Criança em Cardiologia – pioneiro no Brasil; Saúde Mental Hospitalar; e Hematologia e Hemoterapia.

“A parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), que é um grande instrumento da rede de saúde do Ceará, é de extrema importância para iniciarmos a primeira Residência Multiprofissional em Hematologia e Hemoterapia do nosso estado, pois a instituição já desempenha um papel formador relevante”, complementa Pamplona.

Na formação médica, o destaque é o início do primeiro programa da Rede Sesa em Patologia e a ampliação das vagas nas áreas de Psiquiatria e Cardiologia Infantil

Atualmente, a Residência Médica em Rede da ESP/CE e da Sesa está presente em oito municípios do Ceará: Limoeiro do Norte, Iguatu, Tauá, Caucaia, Sobral, Juazeiro do Norte e Quixeramobim e Fortaleza.

“Janelas de Oportunidades”

Os profissionais credenciados no Enare terão, ao todo, três oportunidades para sinalizar a Residência em Saúde escolhida; o prazo da primeira segue aberto até as 23h59 desta sexta-feira (23); o da segunda ocorre entre a próxima terça (27) e quarta-feira (28); e o da terceira e última, nos dias 2 e 3 de fevereiro. 

De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FVG), banca responsável pelo certame neste ano, a matrícula dos novos residentes está prevista para começar no dia 10 de fevereiro.