Cadernos ESP: revista científica amplia nível de qualidade e prestígio em avaliação nacional

21 de janeiro de 2026 - 17:13 # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto e Áudio: Daniel Araújo
Fotos e Vídeo: Raiane Ferreira

Após nova apreciação da Capes, periódico da ESP/CE passou do estrato B4 para B3

A revista científica “Cadernos ESP” alcançou um novo nível de qualidade e prestígio na classificação do Qualis Periódico, sistema de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o resultado divulgado no último dia 12 janeiro, referente à análise do período de 2021 a 2024, a publicação editada pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) passou da categoria B4 para B3.

Diversos fatores foram considerados durante a apreciação, como o número de citações recebidas em artigos e outras revistas, indexações em bases de dados que garantam visibilidade e métricas de impacto internacional, relevância para a área, além de parâmetros editoriais e técnicos ligados à regularidade de publicação, diversidade geográfica de autores e pareceristas e taxa de rejeição. 

Para a gerente de Pesquisa em Saúde da ESP/CE e editora-chefe da revista, Juliana Borges, a conquista é um “reflexo do trabalho coletivo e do compromisso constante com a qualidade científica”. Assista ao depoimento da gestora:

 

Histórico

Criada em 2005, a “Cadernos ESP” já conta com 19 volumes editados e 42 edições publicadas. A revista também tem alcançado leitores de fora do Brasil, vindos de países como Estados Unidos, China, Singapura e Portugal. De acordo com a equipe editorial, já são mais de 344 mil acessos recebidos ao longo de duas décadas.

Borges ressalta, ainda, a democratização na consulta e a ampliação da visibilidade internacional em alinhamento com o trabalho centrado na produção de conhecimento comprometido com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Ouça:

Atualmente, a submissão de artigos para a “Cadernos ESP” é em fluxo contínuo, ao longo de todo o ano, sem a necessidade de esperar pelo fechamento de uma edição completa. Uma vez concluídos, os trabalhos são disponibilizados virtualmente.

Leia Também: Revista “Cadernos ESP” completa 20 anos de história e ganha edição especial