Ceará mantém crescimento de transplantes em 2025
13 de janeiro de 2026 - 17:13 #central de transplantes #transplante
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Jessika Sampaio
Fotos: Filipe Dutra e Ascom Sesa
Equipes de saúde atuam de forma integrada para garantir a realização de transplantes de órgãos e tecidos na rede estadual
Cada transplante é resultado de um processo sistêmico, que envolve autorizações familiares, equipes mobilizadas e procedimentos realizados de forma estruturada e contínua pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Em 2025, esse trabalho resultou em 2.097 transplantes, superando os 2.060 procedimentos registrados em 2024 e evidenciando a consolidação de uma Política Estadual de Doação e Transplante do Ceará.
O resultado de 2025 foi impulsionado, principalmente, pelos transplantes de córnea, que somaram 1.371 procedimentos e colocaram o Ceará na primeira posição no país nessa modalidade, segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), referentes ao período de janeiro a setembro de 2025.
Para a orientadora da Célula do Sistema Estadual de Transplantes (Cetra) da Sesa, Eliana Barbosa, o resultado alcançado reflete um esforço coletivo que vai além dos números. “Os dados mostram o compromisso dos profissionais envolvidos em todo o processo e, principalmente, a generosidade das famílias doadoras, que tornam possível oferecer tratamento e qualidade de vida”, destaca.
Outro destaque em 2025 foram os procedimentos renais, segundo tipo mais realizado no Ceará no período, com 264 registros, sendo 244 com doador falecido e 20 com doador vivo. Uma das vidas transformadas por essa modalidade foi a do autônomo Marcílio Barbosa de Sousa, de 39 anos, natural de Trairi e residente em Fortaleza.
Transplantes renovam a esperança e contam histórias de solidariedade
Enfrentando tratamento e sessões de hemodiálise desde 2021, Marcílio recebeu um rim doado pela própria irmã, o que marcou o início de uma nova etapa em sua vida. Ele recebeu o novo rim no final de 2025, após um processo cuidadoso de acompanhamento médico e preparação clínica, que envolveu tanto o receptor quanto a doadora e conta um pouco sobre a sua experiência.
Além dos transplantes de córnea e rim, a rede estadual de saúde realizou, em 2025, 242 transplantes de fígado, 23 de coração, 3 de pulmão, 113 transplantes de medula óssea autólogo, 50 de medula óssea alogênico, 25 de esclera e 5 de válvula cardíaca.
O conjunto desses procedimentos ilustra a diversidade e a complexidade da política estadual de transplantes, com capacidade para ofertar diferentes modalidades de tratamento de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde.
Rede que transforma solidariedade em cuidado
Os resultados alcançados em 2025 são fruto da atuação integrada da rede estadual de saúde, coordenada pela Sesa, por meio da Central Estadual de Transplantes. O trabalho envolve desde a identificação de potenciais doadores até a realização dos procedimentos, passando pelo acolhimento das famílias, pela logística de transporte e pela atuação de equipes especializadas.
Eliana Barbosa comenta que a organização dessa rede explica o alcance dos resultados. “É um trabalho coletivo e contínuo, que permite atender à demanda do Ceará e, quando possível, também contribuir com outros estados, fortalecendo o Sistema Único de Saúde”, destaca.
Nesse processo, as Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e as Organizações por Procura de Órgãos e Tecidos (OPOs) exercem papel fundamental, garantindo que cada etapa ocorra com segurança, ética e agilidade, em articulação com hospitais de referência da rede estadual.
Como ser doador de órgãos e tecidos
No Brasil, não é necessário deixar nenhum documento formal para ser doador de órgãos. O mais importante é conversar com a família e manifestar esse desejo em vida, pois são os familiares que autorizam a doação após a confirmação de morte encefálica.
É possível doar órgãos e tecidos como coração, rins, fígado, pulmões, pâncreas, córneas, ossos e válvulas cardíacas, possibilitando que um único gesto beneficie diversos pacientes.