Alinhada aos princípios do Executivo Estadual, ESP/CE avança com gestão de riscos e controles internos
24 de dezembro de 2025 - 10:49 #ESP/CE #Gestão de Riscos #ouvidoria
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Elon Nepomuceno
Arte gráfica: Gabriela Calderón
Autarquia ampliou estratégias de identificação, análise e monitoramento de eventos capazes de afetar os objetivos organizacionais
A Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), vive uma nova fase de fortalecimento da governança institucional e dos mecanismos internos de planejamento e controle.
Há cerca de um ano, alinhada às diretrizes do Programa de Integridade do Poder Executivo Estadual, a autarquia regulamentou a própria Política de Gestão de Riscos e Controles Internos, buscando ampliar estratégias de identificação, análise e monitoramento de eventos capazes de afetar os objetivos da organização.
O documento traz os princípios norteadores, as instruções para a gestão de riscos e os controles internos, além das responsabilidades de cada agente e setor envolvidos, sendo três níveis de atribuições: estratégico, tático e operacional.

Colegiado de caráter deliberativo, o Comitê de Governança, composto por nove membros, está no nível estratégico, apto a aprovar processos, validar resultados, definir parâmetros, entre outras ações.
Já a Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (Ascoi) atua no nível tático, com atividades, por exemplo, de auxílio na identificação de objetivos, avaliação de desempenho, comunicação e consulta. As demais áreas da ESP/CE classificam-se como unidades operacionais.
Todas as práticas seguem a metodologia desenvolvida pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), presente na Portaria Nº 05/2021, que estabelece 11 etapas. A primeira delas, “Seleção do Processo Organizacional”, foi executada no âmbito da instituição de ensino neste mês de dezembro.
O momento se deu por meio de uma oficina. Inicialmente, os representantes dos setores da ESP/CE tiveram acesso aos principais conceitos e normas do instrumento, em seguida, de forma colaborativa, indicaram os processos de trabalho que seriam analisados.

Oficina de Identificação e Priorização de Processos Críticos para a Gestão de Riscos aconteceu neste mês de dezembro, mobilizando representantes de todos os setores da ESP/CE
Em paralelo, para instruir as equipes e estabelecer a cultura do gerenciamento de riscos entre a comunidade interna da autarquia, foram elaborados dois documentos complementares: o Manual de Gestão de Riscos e Controles Internos e o Plano de Comunicação. Ouça mais detalhes no depoimento da coordenadora da Ascoi, Emanuelle Damasceno.
A próxima etapa, “Entendimento do Contexto”, iniciará o calendário do grupo de trabalho em 2026, a fim de conhecer em detalhes cada tarefa escolhida durante o encontro, considerando modo de execução, agentes envolvidos, objetivos e fatores influenciadores.
Identificação, análise, avaliação e tratamento de riscos; Validação do Resultado; Implementação do Plano de Tratamento; Comunicação e Consulta; Monitoramento e Análise Crítica; e Registro e Relato fecham o ciclo da metodologia.