Parceria entre Helv e Hemoce fortalece hemorrede cearense com campanha de doação de sangue na unidade

23 de dezembro de 2025 - 14:08 # # #

Assessoria de Comunicação do Helv
Texto e fotos: Ívina Sales Maciel

Campanha de doação de sangue resultou em 128 bolsas coletadas, fortalecendo a hemorrede do Ceará

O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou, na segunda-feira (22), a terceira campanha de doação de sangue de 2025, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). A iniciativa reforça o apoio da unidade à rede estadual de saúde e o fortalecimento da hemorrede cearense.

Organizada pelo Serviço Social e pela Agência Transfusional do hospital, a ação integra um conjunto de oito campanhas promovidas desde dezembro de 2020. Nesta edição, foram cadastrados 167 candidatos, resultando na coleta de 128 bolsas de sangue e em quatro novos cadastros no banco de medula óssea. Nos últimos cinco anos, o hospital já arrecadou 940 bolsas de sangue por meio das campanhas realizadas em parceria com o Hemoce.

Em parceria com Hemoce, Hospital Estadual Leonardo Da Vinci realiza 8ª campanha de doação de sangue em cinco anos

Mobilização solidária

Ao longo do dia, trabalhadores, familiares e acompanhantes participaram da campanha, que tem como objetivo principal reforçar os estoques de sangue e hemocomponentes, essenciais para o atendimento de pacientes em todo o Ceará. Cada bolsa coletada, com cerca de 400 ml, pode beneficiar até quatro pessoas, ampliando o impacto da ação na assistência em saúde.

Um dado que chamou atenção da equipe foi o crescimento no número de doadores de primeira vez, que somaram 36 voluntários. Entre eles, está a técnica de enfermagem Maria Francirene Peixoto, de 24 anos, que contou ter conhecido a campanha por meio dos cartazes espalhados na unidade. “Decidi doar agora porque alcancei o peso ideal e vi muitos colegas do meu setor participando. Isso me motivou”, relata.

Compromisso com a vida

Também foi possível fazer o cadastro de medula óssea

De acordo com a coordenadora de Enfermagem da Agência Transfusional do Helv, Fábia Souza, a campanha reafirma o papel do hospital como espaço de promoção da cidadania e da solidariedade. “A doação de sangue é um ato simples e rápido, mas com grande potencial de salvar vidas. Para os pacientes que dependem desse recurso, cada doador representa esperança”, destaca.

A coordenadora também ressalta a participação de doadores frequentes, como o auxiliar de laboratório Cristiano de Gonzaga Sousa, de 39 anos, que conta com 24 doações e participa regularmente das campanhas realizadas na unidade. “A partir da perda de um colega, eu vi como é importante doar sangue para salvar a vida das pessoas. É uma forma de ajudar e não faz falta nenhuma a quem doa”. O engajamento contínuo contribui de forma significativa para a manutenção dos estoques de sangue.

Para realizar a doação, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Pessoas menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado por pais ou responsável legal.